Susep fiscalizará IRB por insuficiência de provisões; Ações despencaram quase 15% na segunda

Ressegurador diz que decisão não afeta administração dos negócios

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) notificou o IRB sobre o início de um Regime Especial de Fiscalização. A autarquia justifica a ação pela insuficiência de recursos para manter a liquidez das operações, as chamadas Provisões Técnicas.

Em comunicação de fato relevante assinado por Werner Romera Süffert, Vice-Presidente Executivo Financeiro e de Relações com Investidores do IRB, o ressegurador informa que “tal situação decorre, em especial, dos efeitos da variação cambial sobre as Provisões Técnicas da Companhia em moeda estrangeira, tendo em vista o cenário causado pelo Covid-19. Outro fator identificado foi o aumento das Provisões de Sinistros a Liquidar durante o primeiro quadrimestre de 2020”.

O IRB informou ainda que avaliou a questão para prover alternativas para solucionar a cobertura de Provisões Técnicas, de acordo com a legislação vigente. “A companhia observa elevado índice de solvência e de volume de ativos livres. Em virtude de determinadas características, esses ativos não são aceitos pelo órgão regulador (Susep) para os fins previstos na Resolução CNSP 321/2015, que dispõe sobre coberturas das Provisões Técnicas e da Margem Adicional de Liquidez Regulatória. Neste sentido, a companhia está comprometida e empenhada em encontrar alternativas para solucionar a questão, com a maior brevidade possível, mesmo no atual cenário adverso motivado pelo Covid-19″, complementou a instituição no comunicado. O IRB ainda comprometeu-se a auxiliar a Superintendência no que for necessário, a manter o mercado informado e que entende que a decisão “não afeta a administração regular dos seus negócios”.

De acordo com o Money Times, os papeis IRBR3 fecharam com forte queda nesta segunda-feira (11). Os ativos derreteram 14,82% e fecharam o dia cotados a R$ 7,70. O Ibovespa caiu 1,49% – cotado em 79.064 pontos.