Mapfre dá dicas de cuidados com idosos durante a quarentena

Segundo a OMS, a terceira idade faz parte dos grupos de risco e merecem atenção especial em época de distanciamento social


A infecção pelo covid-19 pode ter consequências ainda mais sérias entre os idosos, que fazem parte dos chamados grupos de risco estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Eles merecem atenção especial para que não se exponham a situações de maior vulnerabilidade de contaminação. Pensando nisso, a Mapfre traz algumas dicas de como protegê-los durante a pandemia do novo coronavírus.

Isolamento Social

É essencial que o idoso fique em casa. Quanto mais distanciado socialmente estiver durante a pandemia, mais protegido se manterá. Quem mora com pessoas na terceira idade também deve respeitar a quarentena e, caso tenha a necessidade de sair, tem de seguir à risca as recomendações de higiene da OMS, para evitar trazer o vírus para dentro de casa.

Medicações em dia

Também é de extrema importância não suspender medicações que vêm sendo administradas, bem como tomar a vacina contra gripe – aplicada gratuitamente em postos de saúde, clínicas e farmácias. Aliás, ao sair de casa para a vacinação, evite horários de pico, locais com qualquer tipo de aglomeração e não abra mão da máscara, luvas e álcool gel.

Higiene Pessoal

Não negligenciar cuidados básicos, como higienizar as mãos frequentemente com água e sabão, e não levá-las aos olhos ou à boca. Quando for necessário sair, é preciso redobrar os cuidados ao retornar para casa. Itens como celular, chaves, calçados e roupas usadas devem ser desinfetados. Aliás, é aconselhável deixar (ou tirar) os sapatos na porta, evitando contaminação na residência.

Atividade Física

Estimular o idoso a manter o corpo e a mente ativos é também uma boa alternativa para que ele fortaleça sua imunidade e não se deprima neste período de recolhimento. Se possível, programe exercícios e alongamentos simples em casa. Valem também, para manter a mente ativa, jogar jogos de tabuleiro, cartas, praticar atividades manuais, palavras-cruzadas e ler livros.

Contato com a família

Algumas práticas corriqueiras na vida de um avô ou avó, como receber visita dos netos, devem ser suspensas por enquanto, já que crianças podem ser assintomáticas à doença, mas podem transmiti-la. No entanto, estabelecer uma rotina de contatos por meio de ligações telefônicas e chamadas de vídeo são aliadas para manter a proximidade da família e espantar a tristeza e a ansiedade nesse período.

Serviços de assistência garantem comodidade e bem-estar aos idosos

A Mapfre Assistência oferece pacotes especialmente pensados no público da terceira idade. Todo o atendimento é feito por meio de uma rede de empresas parceiras (B2B). Assim, é importante que o segurado confira com sua seguradora ou companhia de cartão de crédito quais vantagens poderá usufruir.

“A Assistência Terceira Idade contempla a assessoria e locação de aparelhos hospitalares, indicação de profissionais da saúde, adequação de móveis na residência para melhor circulação entre os cômodos, além de serviços de instalação de produtos de segurança, como barra de apoio e fita antiderrapante”, explica Juan Carlos Lanau, diretor da Mapfre Assistência.

Orientação Nutricional

A empresa também oferece o serviço Orientação Nutricional, para fornecimento e esclarecimento de dúvidas pontuais sobre nutrição. O objetivo é explicar a importância de hábitos alimentares saudáveis e como isso tem impacto na qualidade de vida. A MAPFRE tem atendimento personalizado ao público idoso, com gerenciamento de calorias e elaboração de cardápios para controle de peso e bom funcionamento do organismo para pessoas acima de 60 anos.

Orientação Psicológica

Também é oferecida a Orientação Psicológica, que esclarece dúvidas sobre saúde emocional. São identificados os fatores que desencadearam o contato com o psicólogo e feito um mapeamento do padrão comportamental do paciente, que passa a ser orientado para melhoria da sua saúde emocional.

“Nossos serviços de orientação nutricional e psicológica possuem atendimento por telefone, garantindo a comodidade e os cuidados com a saúde e o bem-estar dos idosos nesse período de isolamento social”, finaliza o executivo.