Insurtech Innovation Program 2020 – parceria do IRB Brasil RE, MAG Seguros e PUC-Rio -, tem como meta estruturar sete projetos até julho
De que forma a inovação e as novas tecnologias podem contribuir para que o mercado de seguros e resseguros supere os desafios pós-pandemia de covid-19? Encontrar respostas para essa pergunta é a missão do primeiro ciclo do Insurtech Innovation Program 2020 – parceria do IRB Brasil RE, MAG Seguros e PUC-Rio -, que tem como meta estruturar sete projetos até julho, com foco em prospecção e vendas.
“Diante desse momento de extrema volatilidade e incerteza, trazido pelo novo coronavírus, nosso programa de inovação aberta é mais uma de nossas iniciativas que buscam soluções, produtos e alternativas para contribuir na superação dos desafios da crise. Com foco na transformação digital da indústria e de nossos clientes, estaremos preparados para o pós-crise”, explica o diretor de Estratégia e Inovação do IRB Brasil RE, Lucas Mello, que também integra o gabinete de crise criado pelo ressegurador em abril para monitorar o mercado e estruturar ações em resposta à pandemia.
Após um período de imersão para entender como o setor funciona, os 20 universitários selecionados em fevereiro e profissionais das duas empresas se reúnem diariamente com objetivo de desenvolver produtos e soluções baseados em tecnologias como blockchain, machine learning, inteligência artificial, internet das coisas e realidades virtual e aumentada. Por conta das medidas de isolamento social, os encontros são 100% online e utilizam a metodologia de ensino à distância da PUC-Rio.
A terceira edição do Insurtech Innovation Program acontece até janeiro do ano que vem e planeja produzir até lá 21 projetos em três ciclos diferentes. A iniciativa, que foi lançada em 2018, é multidisciplinar e já envolveu mais de 60 alunos de diversos cursos, como administração, engenharia, desenho industrial, comunicação social, ciências atuariais e psicologia, de universidades como PUC-Rio, UFRJ, UniRio e UFF. Quatro soluções estruturadas pelo programa já estão em desenvolvimento e implantação nas duas empresas.