Venda de veículos leves teve queda em março com relação ao ano passado, segundo pesquisa

Levantamento da Anfavea, constatou que teve redução de 67% contra o mês anterior, contra 76% em abril de 2019

Com os resultados das vendas de veículos leves, publicados pela Anfavea na semana passada, foi constatado um total de vendas na casa das 51,5 mil unidades contra 156,3 mil em março passado. Isto equivale a uma redução de 67% contra o mês anterior e 76% contra abril de 2019.

Esse resultado reflete a redução das vendas impactadas pelo fechamento do comércio nas grandes capitais e no fechamento dos registros de propriedade, principalmente no estado de São Paulo.

A Anfavea também divulgou uma queda de 99% na produção total dos veículos no Brasil o que já era esperado, como mencionamos em artigo anterior, uma vez que praticamente todas as montadoras nacionais estiveram fechadas durante o mês de abril. Várias já programaram retornos escalonados entre maio e junho, de modo que começaremos a ver essa produção ir retornando aos poucos.

Conforme projeções feitas pela LMC Automotive, parceira internacional da Carcon Automotive, dentro de um cenário base de retorno gradativo de vendas, esperamos fechar 2020 com vendas de veículos leves na marca dos 1,6 a 1,8 milhões de unidades, o que vai representar uma queda de 35% a 38% na comparação anual.

Dentro deste mesmo cenário, em 2021 as vendas poderiam aumentar até 32% com relação ao ano atual. Esse cenário assume o controle da pandemia a níveis satisfatórios a partir de setembro de 2020, mas inclui também o efeito na queda da confiança do consumidor, que vai ser também retomada gradativamente e um possível impacto da falta de coordenação política nas medidas protetivas contra a pandemia.

Quanto ao impacto na produção de veículos leves, as projeções nos levam a uma redução de 38% com relação ao ano passado. A produção brasileira também é impactada fortemente pelas vendas na Argentina e outros países da região que também sofrem os impactos da crise.

A Carcon Automotive, juntamente com sua parceria LMC Automotive efetua análises em tempo real em todos os mercados afetados. Mais informações sobre os vários cenários e impactos detalhados por montadoras podem ser obtidos mediante consulta.