Corretores acreditam que crise deve impactar negócios

Levantamento foi realizado pela Kuantta Consultoria, com cerca de 283 profissionais do mercado

Sabemi

Ao todo 283 corretores de seguros foram consultados pela Kuantta Consultoria para averiguar qual a percepção dos profissionais do segmento sobre a crise desencadeada pela propagação do novo coronavírus. Os resultados foram apresentados pelo professor Arley Boullosa (foto), durante transmissão da maratona de webinars Foco Total em Você, promovida pela Revista Seguro Total entre os dias 06 e 10 de abril.

Quando questionados se a crise atual afetaria o negócio, 91,8% dos consultados disse acreditar nessa hipótese – ante 8,2% – que afirmaram que não afetaria. Em outra questão, 77,6% dos corretores disseram que já sentiram os impactos das ações relacionadas a Covid-19.

Os corretores também foram consultados sobre a durabilidade do período da pandemia. 36,7% responderam até seis meses. 34,7% dos entrevistados disseram que dura até três meses. E, por fim, 28,6% até doze meses.

O índice de profissionais da corretagem que acreditavam em redução nas receitas por causa da pandemia foi de 83,7%. O mesmo índice é o de corretores que já efetivaram a contenção de despesas. Sobre demissões, 81,6% dos corretores não pretendiam demitir seus colaboradores – ante 18,4% que poderiam reduzir seu quadro de funcionários. Chegou a 98% o número de corretores que acreditavam que a pandemia mudou o comportamento do consumidor.

“A Kuantta realizou uma pesquisa para entender a percepção dos corretores sobre o atual momento e a crise gerada pela Covid-19. Tivemos o retorno de 283 corretores e a ideia surgiu da necessidade de ouví-los para consolidar uma visão da categoria. Foram 20 perguntas objetivas que nos levaram a conclusão que a maioria dos corretores entende a gravidade da crise e a necessidade de se reinventar. Investimentos em marketing digital e na qualificação profissional ficaram em evidência na pesquisa. Há o entendimento de mudança no comportamento do consumidor e a necessidade se manter o time de funcionários, sem demitir. A pesquisa é um retrato do dia 9 de Abril, data que foi realizada a pesquisa, mas ela nos indica informações interessantes. Vou repetir o estudo em breve para confrontarmos com o resultado da primeira e ampliar o número de corretores participantes”, explicou Boullosa.

“Crise gera mudanças e essas mudanças não serão fáceis”, analisou o professor Arley Boullosa ao citar que a crise de 2008 foi propulsora para a criação de diversas plataformas como Uber e demais do ramo de economia compartilhada. “A gente precisa estudar não apenas sobre seguros, mas também sobre transformação digital, economia, marketing, jornada do cliente e muito mais. O cliente está mudando muito. Coisas que antes eram presenciais hoje você simplesmente escolhe, paga e já recebe. O bem que temos mais precioso hoje em dia é o tempo, mas para isso também é necessário ter disciplina”, enfatizou o especialista durante transmissão realizada nas mídias digitais da Revista Seguro Total.

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