Profissões em alta devem considerar riscos de danos a terceiros e seu impacto no negócio

Especialista da AIG Seguros alerta para falhas na prestação de serviços que podem levar a perdas financeiras e reputacionais significativas


Imagine a situação: uma empresa especializada em marketing digital, ao realizar a campanha de anúncios de seu cliente, efetuou parâmetros incorretos e trouxe uma exposição negativa ao produto. Foram necessários mais R$ 500 mil adicionais para reverter essa repercussão, com novos banners online. Em outra empresa, de desenvolvimento de softwares, um sistema de pagamentos criado enquadrou de forma incorreta os impostos, fazendo com que a empresa cliente deixasse de recolher R$ 1,3 milhão em impostos e ainda foi obrigada a pagar mais de R$ 200 mil em multas ao fisco.

Esses dois casos são alguns dos exemplos que a AIG compartilha e como as empresas em questão – agência de marketing digital e desenvolvedora de software – podem acionar a apólice para a para ressarcir os prejuízos.

“A reparação ao dano por falha ou negligência é obrigatória por lei. As empresas não esperam ter uma reclamação pela falha na prestação de serviço, mas ela pode vir quando menos se espera, às vezes com clientes insatisfeitos buscando reparação que causam despesas não previstas e também dano à imagem da empresa. O Seguro de Responsabilidade Civil é um protecional importante, principalmente para quem tem um caixa pequeno, porque sem proteção uma empresa pode até quebrar”, explica Flavio Sá, Gerente de Linhas Financeiras da AIG.

Nesse cenário, ao considerar as profissões que estão em alta neste e nos próximos anos, segundo recente relatório divulgado pelo LinkedIn , dentre elas gestores de redes sociais, engenheiros de cibersegurança, especialistas em sucesso do cliente (Customer Success), cientistas ou engenheiros de dados, é necessário também considerar os riscos inerentes e quais as medidas existentes de prevenção e proteção do negócio e carreira.
“Esses profissionais, que são vistos cada vez mais de maneira estratégica pelas companhias de diferentes setores, precisam estar cientes dos custos, inclusive de imagem, que ações judiciais acarretam, daí a maior conscientização sobre a prevenção e reconhecimento do seguro como aliado”, completa Flavio.