Cesvi indica como deve ser feita a manutenção das cabines de pintura em oficinas de reparo automotivo

Confira algumas dicas para realizar ajustes preventivos

Ter uma cabine de pintura é essencial hoje para qualquer oficina de reparação de automóveis. O centro de pesquisa automotiva Cesvi Brasil lembra que a cabine evita a contaminação de todo o ambiente da oficina durante os trabalhos de repintura nos carros. Além disso, reduz os efeitos do “overspray” (o excesso de pulverização no jato de tinta).

Por isso, a conservação e a manutenção da cabine de pintura são atividades essenciais em qualquer oficina moderna.

Mas como e quando devem ser feitos esses cuidados? O Cesvi descreve um cronograma ideal de manutenção que as oficinas podem seguir para aumentar a vida útil de suas cabines de pintura.

A cada 15 dias:

  • Substituir os filtros de piso e da zona aspirante.

A cada mês:

  • Verificar os pré-filtros e substituí-los, quando necessário.
  • Turbina: checar visualmente as correias.
  • Queimadores: limpar e regular os queimadores do óleo diesel. Também verificar as pressões no sistema de regulagem do gás, o regulador de pressão e a eletroválvula de entrada de gás.
  • Limpar os revestimentos das lâmpadas.

A cada 6 meses:

  • Lavar as paredes da cabine.
  • Limpar o piso e as grades da cabine.
  • Verificar o estado da turbina: pás, rolamentos, silentblocks.
  • Correias: verificar o estado e tensioná-las.
  • Acoplamento direto: verificar os rolamentos.
  • Checar o estado das borrachas ou juntas das portas da cabine.

A cada ano:

  • Medir o consumo da turbina.
  • Verificar o ajuste dos terminais do motor.
  • Limpar com aspirador o motor da turbina.
  • Substituir os filtros do teto.
  • Limpar as chaminés.
  • Queimadores: limpar o filtro de óleo diesel; regular e limpar os queimadores de gás.

A cada 2 anos:

  • Substituir as luminárias (se necessário).