Houve crescimento nos treinamentos para colaboradores e cuidados com a reputação da marca
De acordo com os dados consolidados do Relatório de Sustentabilidade do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI), divulgados nesta segunda-feira, 15 de junho, a medicina preventiva está cada vez mais presente no dia a dia da Companhia, consolidando o trabalho pioneiro iniciado em 1982. De lá para cá, o conceito de Assistência Integral à Saúde fez com que a Companhia se tornasse referência em excelência na gestão do atendimento, acolhimento e segurança do paciente, rendendo certificações nacionais e internacionais.
Ao todo, sete programas de medicina preventiva foram realizados em 2019: apoio ao paciente com doenças crônicas, assistência ao idoso, gestação segura, oncologia, endometriose e obesidade infantil. A participação nestes programas mais que triplicou em três anos. Em 2017, foram 331.787 participantes, aumentando para 362.080 em 2018, e totalizando 1.175.075 em 2019. Já a taxa de beneficiários cobertos por todos os programas foi de 8,7% em 2017, 9,4% em 2018 e 8,8% em 2019. “Os cuidados com a saúde começam na prevenção de doenças e adoção de hábitos saudáveis”, destaca Walter Moschella, diretor médico de Medicina Preventiva do GNDI.
O aumento da participação em prevenção também reflete o acolhimento praticado sistematicamente pelos colaboradores. “Prestar um atendimento acolhedor e humanizado significa priorizar a ética nas relações, aplicar conhecimento técnico e oferecer cuidados voltados às necessidades do paciente”, enfatiza Irlau Machado Filho, presidente do GNDI.
Segundo dados do Relatório de Sustentabilidade recém-publicado, o GNDI tem aumentado o tempo de treinamento das equipes. Em 2019, foram quase 25 mil horas de treinamentos envolvendo 40.820 participantes e beneficiando mais de 1,2 milhão de pessoas com ações de promoção à saúde e prevenção. O número de horas por colaborador treinado saltou de 0,27 em 2018, para 0,60 em 2019
Além do incentivo à participação nos treinamentos para garantir a prestação de serviços com qualidade e excelência, o GNDI sempre adotou premissas da gestão de pessoas promovendo o tratamento igualitário e o reconhecimento das atitudes e competências desejadas. “Entendemos que a construção de relações positivas com colaboradores implica em promover um ambiente de respeito, em que todos se sintam parte dentro da empresa, com sinergia com seus propósitos pessoais”, diz Eliana Vieira, diretora executiva de Recursos Humanos do GNDI.
E este é outro ponto de destaque do relatório. As práticas de gestão de pessoas têm como foco a retenção de talentos, o desenvolvimento profissional de médicos e colaboradores, cuidado com a saúde e a segurança pessoal, e o combate de toda e qualquer forma de discriminação e assédio. Além dos clientes, o GNDI acredita que precisa acolher os colaboradores, por isso, o acolhimento é um dos pilares da política de gestão de pessoas. O tema tem sido reforçado em iniciativas de comunicação interna e endomarketing e tem, nos agentes de comunicação, importantes interfaces para o engajamento. Colaboradores são escolhidos pelos próprios colegas e sua atuação contribui para que as iniciativas de comunicação cheguem a todos de forma igual.
Estamos falando de 14.576 colaboradores próprios (até o fim de 2019) e mais 11.750 trabalhadores terceiros e autônomos que atuam na limpeza, portaria, vigilância, nutrição, engenharia, transporte e outros. Com tantas pessoas, a promoção da diversidade no ambiente de trabalho é igualmente valorizada. Por isso, é assegurado que todos sejam tratados indistintamente e reconhecidos por suas atitudes e competências, e não é tolerada a prática de discriminação ou assédio. Adicionalmente, o GNDI se tornou signatário, em 2019, da iniciativa da ONU – Women’s Empowerment Principles (WEP – Princípios de Empoderamento das Mulheres), que orientam empresas sobre as melhores práticas para o empoderamento de mulheres em todo o mundo, por meio de sete princípios. Faz todo sentido para um grupo que possui 80% do quadro funcional formado por mulheres.
Outro destaque do Relatório de Sustentabilidade é a forma de se comunicar do GNDI. Os veículos de comunicação dão robustez ao relacionamento entre colaboradores, corpo clínico, corretores, clientes, beneficiários, credenciados, fornecedores, imprensa, comunidades, sindicatos, investidores, congêneres, entidades de saúde, acionistas, terceiros e órgãos reguladores.
“Tanto a comunicação interna quanto a externa tem o intuito de criar uma unidade no contato com os públicos, atendendo às melhores práticas para a reputação e proteção da marca”, afirma Adriana Seixas Bragas, diretora de marketing e call center do GNDI.
O código de conduta ética é outro canal de comunicação que, além de estabelecer padrões de integridade que norteiam a conduta de quem representa o GNDI, oferece, também, atividades profissionais e relacionamentos diários. E é através do Programa de Compliance que a Companhia prevê regras a serem observadas pelos fornecedores e clientes, bem como a atuação dos colaboradores, o que promove o combate à corrupção e ao suborno. Seguindo na linha dos treinamentos, desde 2017, a área ministra treinamentos on-line aos colaboradores abordando temas como: código de conduta ética; canal de ética; conflito de interesses; brindes; assédio moral e sexual; combate à corrupção e lavagem de dinheiro. Para o próximo ano, o GNDI já planeja implementar cursos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados para os colaboradores.