Software na nuvem simplifica processos de RH em empresas de pequeno e médio porte

Startup Convenia desenvolve tecnologia que automatiza e promove eficiência da área de gestão de pessoas para que PMEs gastem menos tempo e dinheiro com as rotinas de departamento pessoal

Tornar a área de Recursos Humanos menos burocrática, promovendo uma melhor experiência entre empresas e colaboradores, é um dos principais objetivos de gestores e administradores. E foi com essa visão que os empreendedores Marcelo Furtado, Rodrigo Silveira e Anderson Poli fundaram, em 2012, a Convenia. A ideia do negócio surgiu quando eles olharam para trás e perceberam que, apesar da carreira promissora que tinham, sentiam-se mal geridos nas empresas em que trabalhavam.

Então, juntos, decidiram desenvolver um software para auxiliar nos processos de departamento pessoal de pequenas e médias empresas, otimizando e desburocratizando o RH, da contratação ao desligamento de um funcionário.

A plataforma, que é a primeira em nuvem desenvolvida para gerir pessoas no Brasil, permite ao departamento pessoal controlar desde pagamento até o feedback dado aos colaboradores. Além disso, oferece baixo custo para as empresas, sendo 100% digital, e segurança em informações sigilosas.

De acordo com Marcelo Furtado, fundador e CEO do Convenia (Foto/Divulgação/Dayane Figueiredo), um dos pilares no desenvolvimento do produto é uma visão focada nas dores dos clientes; ou seja, pequenas e médias empresas, que contam com operações menores, o que não significa problemas menores.

“Se identificarmos algo que ainda não fazemos, isso vai para a área de design de produto, que constrói protótipos e volta a validar com os clientes que as solicitaram. Só a partir da aprovação dos próprios clientes que fizeram o pedido e de resolver de fato uma dor deles, que nos damos por satisfeitos”, explica Furtado.

Ele acrescenta que uma das vantagens de gerir um RH com um software como o Convenia é a otimização do tempo que a ferramenta oferece. Além disso, evita prejuízos e futuras perdas para a empresa como o pagamento de férias duplicadas; multas do eSocial, como, por exemplo, pela falta do envio de informações da movimentação de pessoal; erros em benefícios e até processos trabalhistas.

“A tecnologia em si não muda a vida de nenhuma empresa. Porém, aliada à nova forma de pensar do profissional de RH, transforma a maneira como se conhece a gestão de pessoas, ao ajudar empresas a serem mais humanas”, analisa o CEO da Convenia.