Nova função de pagamentos no WhatsApp movimenta discussões nas redes sociais

Entre as discussões estão as fraudes que são feitas pelo aplicativo. As palavras “vendas” e “whatsapp” teve um crescimento de busca de 25%

A Stilingue – plataforma líder nacional de Inteligência Artificial (IA) – monitorou mais de 2 mil publicações sobre o anúncio feito nesta terça-feira, 15 de junho. O aplicativo WhatsApp, terá a função de pagamentos. As redes sociais mais usadas foram Twitter (72%), Facebook (22%) e YouTube (4%).

A principal funcionalidade do WhatsApp Pay, permitirá o envio de dinheiro para contatos ou empresas, que funcionará a partir dos cartões de crédito ou débito cadastrados no Facebook Pay. Os bancos mais citados foram aqueles que utilizarão o serviço: Cielo (29,9%), Nubank (26,5%), Banco do Brasil (23,7%) e Sicredi (19,9%). A Cielo será a credenciadora que viabiliza a transação.

O termo ‘golpista’ surge em 6% das publicações, que em sua maioria é a população comentando que o aplicativo é comumente usado para golpes. Ainda, segundo as instituições financeiras, durante a pandemia foi reportado um aumento de 45% nos casos de fraudadores que utilizam o aplicativo para aplicar golpes. Já a busca por ‘Vendas’ e ‘Whatsapp’ cresceu 25% no segundo trimestre comparado com o período equivalente do primeiro trimestre de 2020.

Com a chegada desse novo meio de pagamento, o mercado brasileiro passa a encontrar outras alternativas para as transações bancárias, levando assim a um amadurecimento e facilitando o negócio para os pequenos empreendedores.