Universidade Corporativa do Grupo Protege expande cursos para jovens atendidos pelo Projeto Locomotiva

Depois de receber familiares dos colaboradores, plataforma em EAD passa a ser utilizada por entidades sociais assistidas pela empresa

O curso “Aprenda a praticar o 5s”, inspirado em cinco palavras japonesas (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke), se transformou no mais acessado da plataforma EAD (Educação a Distância) do Grupo Protege. Não são apenas os cerca de 16 mil colaboradores que estão se atualizando durante este período de isolamento social. Cônjuges, filhos, irmãos e até pais dos funcionários estão cadastrados na Universidade Corporativa para adquirir novos conhecimentos. Já são 650 integrantes da chamada Comunidade Protege acessando a plataforma online, com destaque para os cônjuges e filhos, que juntos, atingem 82% desses novos usuários.

Criada em 2016, a Universidade Corporativa do Grupo Protege expandiu sua abrangência, em fevereiro, com a integração de familiares de colaboradores. O próximo passo, agora em junho, foi estender o uso da plataforma para os integrantes de projetos sociais assistidos pela empresa. O Projeto Locomotiva, que conta com 93 pessoas, entre professores e alunos, é a primeira entidade integrada à plataforma em EAD. O Locomotiva é uma organização sem fins lucrativos que, por meio do ensino da música no contra turno escolar, acolhe jovens em vulnerabilidade social da Região do Parque João Ramalho, em Santo André.

“O novo formato da Universidade Corporativa não é um projeto temporário para suprir o período de confinamento social da pandemia. Entendemos que a nossa colaboração com a sociedade deve ser permanente. Ao ampliar o acesso gratuito de conhecimento para novos grupos, estamos ajudando na construção de um país melhor”, diz Jorge Almeida, Diretor de Recursos Humanos do Grupo Protege.

A Universidade Corporativa é composta por mais de 180 cursos, distribuídos em diversas categorias. São cursos de comunicação; desenvolvimento pessoal; informática e tecnologia; idiomas (inglês e espanhol); comportamental; finanças; gestão e liderança; saúde; meio ambiente; e “faça você mesmo”, entre outros. Mais de 12 mil colaboradores já concluíram pelo menos um curso da Universidade Corporativa desde sua criação. Apenas em 2019, foram 800 mil horas em treinamento online e presencial.

Até o final do ano, funcionários de clientes, fornecedores, prestadores de serviço e participantes de outros nove programas sociais assistidos pela empresa poderão ter acesso à Universidade Corporativa. Com exceção aos cursos mais específicos e voltados aos negócios do Grupo Protege, todas as demais categorias estão disponíveis para a Comunidade Protege.

Para utilizar a plataforma, o usuário precisa ser alfabetizado e possuir noções básicas de informática para realizar o acesso por computador pessoal ou dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. Já para clientes, fornecedores e prestadores de serviço é necessário que o gestor do contrato faça o pedido de adesão, que pode ser customizado, para liberar o acesso apenas aos cursos indicados pelo parceiro ou com acesso total à plataforma.