Evento on-line da AIG Seguros debate casamento e direitos civis LGBTI+

Para celebrar o Mês do Orgulho, grupo de funcionários da seguradora promoveu discussão sobre a conquista da comunidade LGBTI+

Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTI+, comemorado em junho, a AIG Seguros realizou na última quarta-feira, dia 24, um evento virtual. O debate abordou as implicações jurídicas do casamento ou união estável e como essas conquistas trouxeram garantias civis à comunidade, principalmente quando o assunto é família e sucessão. O bate papo foi promovido pelo Diversitas LGBT & Aliados, um dos três grupos de diversidade dentro da AIG Brasil.

Para falar sobre o tema, a AIG convidou Roseli Saltoratto, advogada especialista em Direito Cível e Societário, para compartilhar com todos os colaboradores da companhia a importância desses direitos que equiparam os relacionamentos homo e heteroafetivos perante a lei.

“Apesar dos avanços que tivemos nos últimos anos, não há até hoje no Brasil uma legislação específica tratando do casamento homoafetivo. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) reconheceu o direito ao casamento civil em 2011, enquanto apenas em 2013 o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) permitiu a todos os cartórios realizarem uniões deste tipo. É tudo muito recente e nada impede que haja um retrocesso. Por isso, ainda precisamos evoluir juridicamente para garantir a igualdade para todos”, afirma Roseli.

Diversidade na AIG

Com mais de 140 grupos de afinidade espalhados por 54 países em todo o mundo, a AIG tem um posicionamento firme na defesa da diversidade, inclusive na sua liderança global. Recentemente, em reação a atos de racismo, a companhia anunciou a doação de US﹩ 500 mil para instituições globais focadas em medidas antirrascistas.

No Brasil, além do Diversitas LGBT & Aliados, a AIG possui outros dois grupos: Women@Work (WOW) – Mulheres e Aliados, focado no desenvolvimento profissional para as mulheres e equidade de gênero, e o DÆRC (Diversidade Étnico-Racial Consciente), cujo objetivo é ampliar e fortalecer as oportunidades à população negra, por uma sociedade mais justa e sem preconceitos. Juntos, os colaboradores da seguradora estão envolvidos em esforços para promover uma cultura inclusiva para todos. Dos 250 funcionários da AIG no Brasil, cerca de 20% (em torno de 50 pessoas) participam ativamente e de forma voluntária de algum grupo de diversidade.