Bate papo aconteceu nesta segunda-feira, 29, no canal da Revista Seguro Total, no YouTube
A Revista Seguro Total iniciou nesta segunda-feira, 29 de junho, a #JornadaDoSeguro. Uma semana repleta de webinars com especialistas do mercado segurador, para debater os desafios que serão enfrentados na retomada das atividades, durante a pandemia do novo coronavírus.
O primeiro painel contou com a participação de Helder Molina, CEO da MAG Seguros, Newton Queiroz, CEO da Argo Seguros, Fernando Rodrigues, CEO da Quiver e Marcos Couto, CEO da Alper Seguros. A mediação ficou por conta do repórter e apresentador da Revista Seguro Total, William Anthony.
Os desafios da inovação
Os convidados debateram sobre os desafios enfrentados junto ao mercado com práticas inovadores. Helder Molina diz que a MAG busca ideias feitas em outros países. Os executivos ainda falaram sobre a resistência de alguns corretores de seguros frente a digitalização de processos. “As ferramentas digitais facilitam a vida do corretor, otimizam o tempo dele”, ressalta Molina.
Newton Queiroz diz que Argo Seguros sempre buscou por inovação, mas que encontrava resistência de alguns corretores. “Médios e pequenos corretores apresentavam resistência para digitalizar processos, hoje em dia isso acabou, todos estão abraçando o digital”, explica.
Fernando Rodrigues conta que apesar das dificuldades da pandemia, a Quiver apresentou bons resultados e pode ajudar o mercado através das inovações. “Somos cobrados pelos corretores para sempre estar inovando”, conta.
Marcos Couto diz que o digital ajuda o poder de distribuição do corretor. “Os corretores tem que parar de ficarem preocupados se vão ser necessários ou não”, opina.
Erros e Aprendizados
Os executivos ressaltaram que os erros são comuns na busca de novas ferramentas. O CEO da Quiver disse que não existe inovação sem erros. “Faz parte do processo. O que podemos tentar fazer é errar menos”, completa Rodrigues. “Todo mundo que erra tentando acertar, já merece respeito”, diz Couto.
As tecnologias tem otimizado processos em todos os mercados. No ramo de seguros não é diferente. Segundo Molina, os corretores tinham medo das otimizações que eram feitas pelas seguradoras. “Ele acreditava que o digital ia tomar o lugar dele, isso é impossível. A venda de seguro de vida, por exemplo, precisa de alguém do lado dele para aconselhar”, explica.
Para o CEO da Alper Seguros, os corretores tem que investir em inovação, tecnologia e atualização, tanto de sistemas como de aprendizado. “Tem corretores que não conseguem responder perguntas básicas sobre o mercado”, diz. “O seguro de vida sai da crise com uma força enorme”, finaliza Molina, confiante.