Durante o decreto da pandemia, quem não tiver o plano de saúde da empresa poderá utilizar o Núcleo de Acolhimento
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais deprimido e ansioso da América Latina. O último relatório da organização, divulgado no fim de 2018, mostra que, nos últimos dez anos, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4% em todo o mundo – o que corresponde a 322 milhões de indivíduos ou 4,4% da população global. Durante o período de distanciamento social, a saúde mental tornou-se um tema ainda mais discutido e muitos médicos alertam que o isolamento pode acarretar uma epidemia de transtornos de depressão e ansiedade. Um assunto delicado, que também é debatido pelas áreas de Recursos Humanos das corporações, visto que o crescimento do número de casos de depressão, ansiedade e Burnout tem sido um desafio ainda maior durante o período.
Com objetivo de colocar doenças mentais e físicas no mesmo patamar de importância e garantir coberturas e tratamentos de acordo com a necessidade de cada paciente, o programa Mental Health garante desde a sensibilização e o treinamento de gestores até o suporte 24 horas com psicólogos. Entendendo que as patologias do corpo e da mente podem limitar, total ou parcialmente, o dia a dia de uma pessoa, a Care Plus desenvolveu esse modelo vanguardista de atendimento, inspirado no zelo exclusivo em prol da necessidade do equilíbrio emocional das pessoas.
Mental Health
Outra inovação da operadora de saúde tem a ver com a quantidade de sessões liberadas no programa Mental Health. Em casos diagnosticados de depressão, os planos de saúde podem oferecer de 18 a 40 sessões, ainda conforme o Código Internacional de Doenças (CID-10). Na Care Plus, um dos pontos expressivos na estruturação do serviço de saúde mental foi a quantidade de consultas que pode ser estendida após avaliação do programa.
Camila Pignatari, gerente executiva de recursos humanos da Care Plus, explica como o programa Mental Health tem sido um grande aliado desde a sua implementação. “Nós disponibilizamos o Mental Health no ano passado e sempre incentivamos o uso do programa, porque entendemos que as pessoas precisam cuidar da saúde da mente. Temos colaboradores que utilizam o serviço e, voluntariamente, elogiam a ferramenta e o trabalho da Mental Clean, empresa que presta o serviço e garante toda a confidencialidade das consultas”.
Ampliação do acesso ao programa ajuda a manter o equilíbrio da saúde mental nos lares
Pioneira na criação do serviço, exclusivo aos beneficiários, a operadora decidiu disponibilizar um Núcleo de Acolhimento a familiares e amigos de seus colaboradores, permitindo acolher cada indivíduo com a atenção que merece. Diante deste momento tão desafiador e impactante, mais pessoas poderão contar com apoio psicológico de qualidade e orientação emocional.
“Tomamos a decisão de levar escuta, conforto, acolhimento, humanização e inclusão a todos os que estão próximos aos nossos colaboradores, imersos na rotina do lar, muito além do que enxergamos no trabalho. Com a missão de preservar a saúde, é nosso dever manter o bem-estar e o equilíbrio emocional dessas pessoas, cuidando para que elas superem esta fase tão difícil. Além disso, com a medida temporária da extensão do serviço a todos os lares dos nossos colaboradores, seguimos firmes no nosso propósito de proporcionar vidas mais longas, saudáveis e felizes”, conta Luiz Camargo, CEO da Care Plus.
Desde o dia 16 de junho até o fim da pandemia da Covid-19, decretada até 31 de dezembro deste ano, as pessoas escolhidas pelos 564 colaboradores da Care Plus passaram a adquirir alguns benefícios do modelo aplicado aos colaboradores, como orientação psicológica por telefone durante 24 horas, em todos os dias da semana, indicação de terapias confidenciais, além de escuta e acolhimento psicológico de qualidade.
O surgimento do Núcleo de Acolhimento se deu quando a operadora reparou que alguns funcionários estavam passando por aflições relacionadas a pandemia seus familiares ou amigos próximos. O problema vinha, principalmente, de pessoas que não moravam com os pais e não tinham apoio financeiro para cuidar da saúde emocional. “Ouvir tantas histórias tristes fez com que a gente pensasse em uma solução para a necessidade dos colaboradores, daí surgiu a ideia de montarmos um projeto próximo ao Mental Health a não só familiares, mas também para amigos. Algumas pessoas não têm parentes e passam a quarentena com amigos, vizinhos, que fazem o papel de família”, explica Camila.
Cada colaborador pode selecionar até duas pessoas para terem acesso ao programa, focado em amenizar a ansiedade e oferecer uma conversa em um momento de angústia. A quantidade de ligações é ilimitada, mas se o profissional da Mental Clean notar, por exemplo, que o caso do paciente é um pouco mais delicado e que ele precisa de uma terapia, ele será redirecionado para o programa Apoiar ou Apoiar Solidário.
O Apoiar Solidário oferece de 1 a 4 quatro sessões online de psicologia ao interessado, sem qualquer tipo de cobrança. Porém, se o profissional entender que o caso é mais delicado e que não necessariamente está ligado à pandemia, mas precisa ser trabalhado em longo prazo, ele indicará o projeto Apoiar. No Apoiar, são oferecidos psicólogos que se propõem a cobrar valores acessíveis para que essa pessoa possa fazer um tratamento sem enfrentar problemas financeiros.
“O que acontece, muitas vezes, é que a pessoa não precisa de um acompanhamento psicológico prolongado. Ela se encontra em um momento de crise, angústia, solidão e precisa conversar com alguém, ter algum acolhimento naquele momento. A rede de psicólogos da Mental Clean vem para suprir essa necessidade”, comenta Camila.
Conexão entre mente e corpo, a origem do Mental Health
Em 2019, uma maratona especial de estudos e workshops foi realizada pela operadora, em conjunto com especialistas em design thinking, a fim de entender profundamente a jornada dos pacientes e de seus familiares. O resultado: o beneficiário é o centro de todo o processo do Mental Health. “Ao ampliarmos o tratamento aos nossos beneficiários de maneira realmente eficaz, tivemos de compreender as necessidades específicas de cada paciente, em linha com a avaliação e a quantidade de sessões de terapias dele, guiando-os de forma personalizada”, revela Luiz Camargo, ao definir os três pilares do serviço Mental Health da operadora premium de saúde: a sensibilização, que envolve treinamentos com especialistas para suporte aos gestores e identificar colaboradores que necessitam de apoio especial; a pronta escuta ativa, canal direto com psicólogos, 24 horas por dia, em todos os dias da semana; e o Mental Care Navigator, que ajuda o paciente a entender qual especialidade ele deve buscar em cada momento, agendando consultas com os melhores médicos do plano, quando necessário.
O executivo considera esse olhar diferenciado e individual, sendo essencial para que o resultado do tratamento da operadora se torne conclusivo. “O momento atual exige o cuidado que a Care Plus sempre esteve disposta a oferecer. O programa tem apoiado inúmeras pessoas a passarem por este momento de pandemia de forma mais leve e as ajudado no controle das emoções, como ansiedade, tristeza, insônia, incidindo até na má alimentação”, finaliza Luiz.