Painel na Jornada do Seguro aborda crise econômica causada pela pandemia de covid-19

Evento aconteceu nesta sexta-feira, 3 de julho, e reuniu especialistas para debater as perspectivas do mercado

O cenário da pandemia do covid-19 trouxe muitos desafios a sociedade. Pensando nisso, a Revista Seguro Total reuniu especialistas do mercado para discutir o atual momento econômico e financeiro. O evento contou com a participação de Claudio Pires, Diretor da MAG Investimentos, Vitor Soares, Executivo de Contas de Seguros Rurais Sancor Seguros e Luciano Tane – Corretor de Seguros.

Cenário Economico

O Diretor da MAG Investimentos diz que, é necessário enxergar o copo meio cheio. “Europa já saiu do pior da crise. A América Latina ainda com tem uma situação bem aguda, principalmente Brasil e México”, diz.

Ele ainda conta que as expectativas da Companhia são bem positivas. “O PIB deve cair -5%, e deve recuperar 3,5% em 2021. A taxa Selic caiu 2,25% ao ano, patamar nunca antes atingido”, conta.

Segundo Pires, teve um aumento na entrada na Bovespa, mas ele alerta que antes de investir é preciso saber onde se quer chegar. “Se você não tem perfil de risco e nem um horizonte de médio e longo prazo não faz sentido sair dos ativos conservadores. Tem que ler bastante e conversar com especialistas”, orienta.

Agropecuária

Vitor Soares conta que as expectativas para o setor agropecuário são muito boas, visando se tornar o maior produtor de soja do mundo. “O agro continua favorável, em março todo mundo foi afetado, alguns problemas com escoamento, caminhoneiros com problemas com alimentação, combustível. mas conseguimos normalizar”, relata.

Segundo Soares, houve crescimento de 12% do seguro rural em maio, comparado com abril deste ano. “No ano já registrou crescimento de 28%”, compartilha. Ele acredita que há uma janela grande de oportunidades no segmento. “Há uma estimativa de que 15 a 17% da área rural seja assegurada, nos Estados Unidos é 90%”, explica.

Para o Corretor de Seguros, Luciano Tane, o mercado de seguros ainda tem muitas oportunidades de desenvolvimento. “Vejo uma perspectiva maravilhosa para todos. Faltam profissionais do mercado, como Estados Unidos e China, onde a penetração de planejador financeiro é muito alta, se comparado ao Brasil e países da America Latina”, conta.

Ele ainda acredita que o momento leva a melhorar o trabalho que está sendo entregue. “A maioria das seguradoras estavam muito preparadas e as que não estavam se adaptaram muito rápido”, elogia.