Elvira Lanzillotta, Risk Manager da Essor Seguros, acredita que a probabilidade desses eventos se repetirem aumentam
Uma das áreas que a pandemia vai afetar nas empresas é a gestão de riscos, acredita a Risk Manager da ESSOR Seguros, Elvira Lanzillotta. Uma vez que, a probabilidade de que eventos dessa natureza se repitam, aumentam significativamente.
“É importante enxergarmos que a pandemia, apesar de seus impactos negativos, nos traz grandes lições. Cabe a nós aproveitarmos esse momento para reflexão e aprendizado, para que possamos sair mais fortalecidos e preparados para o futuro”, ela reflete.
Novos Produtos
Elvira afirma que, a prioridade de otimizar a experiência do cliente, facilitando a aquisição dos produtos por meio de plataformas digitais simples e ágeis, se torna ainda mais latente na companhia.
“Toda crise motiva a busca de novas soluções e impulsiona a inovação, que é o DNA da ESSOR. Estamos atentos às necessidades do mercado. E, em busca de oportunidades, seja por meio de produtos diferenciados, novas parcerias ou novas formas de ofertar os produtos. Estamos sempre prontos a ouvir e avaliar novas ideias”, garante.
Experiência do Cliente
A executiva conta que, por pertencer à SCOR, a seguradora tem acesso à experiência e ao conhecimento de diversos especialistas. Que ajudam nos estudos de novos negócios, sempre aliados a uma gestão de riscos efetiva.
Mas faz questão de ressaltar que, para que essa importante bagagem seja efetiva e tenha se mantido assim durante esse período, a resiliência da equipe foi um dos principais fatores de sucesso. “Aprendemos que quando existe união e engajamento de todos, qualquer barreira pode ser rompida”, comemora.
Além disso, a Essor se aproximou ainda mais de seus clientes e corretores. Com envolvimento de suas parcerias, para melhor entender e atender às necessidades nesse momento de crise. Isso permitiu coletar informações importantes para a adoção de estratégias para manutenção de seus clientes. “Disponibilizamos também no Portal do Corretor um novo canal de comunicação. A ferramenta de chat, que dá ao corretor a agilidade necessária para atender de forma mais eficiente seus clientes”, exemplifica Elvira.
Home Office
Com base nessa experiência tão positiva, a ESSOR pretende adotar a política de home office mesmo após a pandemia. De forma a oferecer qualidade de vida aos seus funcionários e, ao mesmo tempo, otimizar os recursos de infraestrutura da seguradora. “Os critérios para a política de home office ainda estão sendo estudados”, pontua a Risk Manager.
Outro legado deixado serão as tecnologias utilizadas para viabilizar esse modelo de trabalho. “Já existem melhorias em andamento para otimização do uso do ambiente remoto. A tendência natural é que, à medida em que as tecnologias evoluam, novas ferramentas sejam implementadas. A constante ação do TI é essencial para a efetiva gestão dos riscos, que se tornam ainda maiores nesse novo contexto”, conclui.