Solução desenvolvida pela blumenauense AMcom fez tempo de espera pelo crédito diminuir em 60%
Procura por crédito nas Cooperativas Ailos cresceu 43,7% no mês de maio. Solução da AMcom fez tempo de espera pelo crédito diminuir em 60%
Facilitar o processo de liberação de crédito para o cliente pode ser um impulso para a retomada das vendas no comércio. O Sistema Cooperativo de Crédito Ailos, reúne 13 cooperativas e mais de 850 mil cooperados na região Sul. O produto Crédito Direto ao Cooperado – CDC vem apresentando um crescimento na procura desde o ano passado, quando ganhou uma série de melhorias e funcionalidades digitais que aceleraram a liberação do crédito. Só no mês de maio, o volume de liberação do CDC cresceu 43,7% em relação ao mês de abril deste ano. Nos três estados da região Sul a flexibilização da abertura do comércio e serviços começou a acontecer entre final de abril e início de maio, com seguidos fechamentos e reaberturas.
Como funciona
A autorização do crédito ao cooperado hoje pode ser feita em segundos através de análise automática. Ou mesmo em apenas 8 minutos quando necessária análise manual, resultando uma redução de 60% no tempo. Além da reestruturação do produto, realizada pela central Ailos, a agilidade foi alcançada graças a uma solução desenvolvida pela blumenauense AMcom. Com o app, os lojistas podem consultar as propostas emitidas e o cooperado pode aprovar a proposta de crédito com assinatura eletrônica.
A solução também envolveu um portal web, onde o lojista submete os pedidos de crédito de seus clientes à Cooperativa. Dessa forma o cooperado realiza toda a transação financeira na própria loja, sem a necessidade de trâmites ou deslocamentos até a sede da sua cooperativa. Essa facilidade pode ajudar a alavancar novamente a economia e estimular os consumidores a comprarem.
De acordo com Heider Figueiredo, analista de negócios na AMcom, os compradores que precisavam obter o crédito tinham de preencher um extenso formulário. E somente após a proposta ser inserida no sistema ela era encaminhada ao ERP da Cooperativa.
“O processo não permitia um fluxo automatizado de dados. Agora, o cadastro, análise e aprovação são etapas rápidas, pois o formulário é preenchido pelo comprador e estes dados são coletados diretamente pelo ERP. Com esta inovação, cerca de 90% da proposta e da análise de crédito já estão montadas”, explica Heider.
Crescimento
Desde que a solução foi implantada em janeiro do ano passado, o CDC apresentou evolução de 104,77% em relação a 2018. No primeiro bimestre de 2020 apresentou crescimento de 81,42% comparando com o mesmo período de 2019. De acordo com o superintendente de produtos da Ailos, Rodrigo Imthurn, a evolução da concessão de CDC vem crescendo e as receitas acumuladas em 2019 aumentaram 100,89% em relação ao ano anterior. Além do novo sistema desenvolvido pela AMcom, o crescimento também é resultado do fortalecimento da parceria com lojistas e amadurecimento da atuação dos agentes CDC nas cooperativas. “Com a progressiva reabertura do comércio esperamos uma procura ainda mais expressiva pelo produto. E acreditamos que será uma alavanca importante para retomada da economia regional”, diz Imthurn.
O lojista Joel Sebold, proprietário da SD Choppers, de Blumenau (SC), conta que o novo CDC tem aumentado suas vendas. Além, de possuir alto valor agregado por se tratarem de customização e mecânica de motos Harley Davidson. “Para o cliente a vantagem é o pagamento facilitado em várias parcelas com uma taxa atrativa. Enquanto para nós lojistas é uma forma de incrementar rápido o fluxo de caixa pois recebemos o valor à vista”, diz. Ele acredita que essa facilidade pode ajudar a alavancar novamente a economia e estimular os consumidores a comprarem.