Bradesco Seguros investe na saúde mental dos funcionários e inclui ações voltadas para o cenário de pandemia

Bradesco Seguros investe na saúde mental dos funcionários e inclui ações voltadas para o cenário de pandemia

Seguradora tem apoiado os profissionais dentro e fora do ambiente de trabalho

Investir em bem-estar e saúde são fatores essenciais no ambiente corporativo – quando a organização apoia o funcionário, gera propósito e fortalece a cultura corporativa. No Grupo Bradesco Seguros, o pilar longevidade associado à qualidade de vida é uma premissa indispensável para que as pessoas possam viver mais e melhor, por isso a seguradora passou a oferecer uma série de ações voltados à saúde e bem-estar dos funcionários.

“A intenção é oferecer cada vez mais um ambiente de trabalho agradável, acolhedor e social, para que os times possam interagir e falar das suas vulnerabilidades, promovendo mais aceitação e pertencimento. Na Bradesco Seguros, o capital humano é um valor estratégico essencial para sua missão. Por isso, acreditamos que é importante promover diálogo entre as equipes, inserindo o funcionário em um ambiente acolhedor”, afirma Valdirene Soares, diretora de Recursos Humanos no Grupo Bradesco Seguros.

Confira algumas iniciativas adotadas pela companhia, adaptadas para o meio digital durante o período de pandemia, além de ações desenhadas especialmente para gerenciar as emoções no novo modelo de trabalho em regime home office.

Argo Seguros

Programa Você em Foco

Bradesco Seguros investe na saúde mental dos funcionários e inclui ações voltadas para o cenário de pandemia
Valdirene Soares, diretora de Recursos Humanos no Grupo Bradesco Seguros / Divulgação

A Bradesco Seguros conta com o Programa Você em Foco, ciclo de palestras que promovem conscientização a partir de quatro vertentes: autoconhecimento, saúde, qualidade de vida e bem-estar. Percebendo a boa adesão dos funcionários às palestras do programa, a empresa passou a estender o conteúdo desses encontros para os familiares, amigos e parceiros de negócios. Durante o período de isolamento social, as palestras estão sendo realizadas pelas plataformas virtuais abordando temas, como: jornada emocional; gestão de tempo e humanização nas relações à distância; a importância da sensibilidade e atenção aos aspectos humanos e emocionais no momento atual. Alguns treinamentos, palestras e eventos virtuais do programa já foram liderados por nomes como: Pedro Calabrez, Monje Satyanatha, Mariana Ferrão, Natália Leite, Carla Tieppo, e Rossandro Klinjey.

Vídeos semanais do Monge Satyanatha

Os desafios da quarentena, em consequência da pandemia da Covid-19, pedem cuidados especiais com a saúde emocional e física. Para ajudar os times a manter a qualidade de vida durante a quarentena, a seguradora disponibilizou uma série de vídeos de meditação com o Monge Satyanatha produzidos exclusivamente para os funcionários, e parceiros de negócios da Bradesco Seguros. O conteúdo reúne orientações sobre como lidar com sentimentos e emoções no isolamento social, dicas de respiração, entre outras técnicas.

Treinamento de Mindfulness

A companhia também implementou o treinamento de Mindfulness, técnica que traz ótimos benefícios para a saúde física e mental; um treino de concentração focado no presente, que proporciona uma consciência plena de todas as emoções e sensações. Ministrado pela consultoria Lotus Godiva, o programa tem oito semanas, sendo cada sessão com duas horas de duração, aplicada durante o período de trabalho uma vez por semana. Cada sessão conta em média com 30 funcionários que marcam presença na sala de meditação com grupos fixos. Durante o período de pandemia, a iniciativa foi adaptada para o ambiente virtual.

LIG Via Bem

Com foco no bem-estar das equipes, a Bradesco Seguros também disponibiliza o ‘LIG Viva Bem’, um serviço de atendimento psicológico profissional confidencial da Organização Bradesco. O programa fornece orientação e aconselhamento para os funcionários e seus dependentes. A iniciativa surgiu com a proposta de resolver problemas pessoais, familiares, legais e financeiros fora do ambiente de trabalho, para assim, diminuir o impacto de determinadas questões do dia a dia.

Programa Você Transforma

O programa Você Transforma promove a inclusão de todos os funcionários da organização na cultura digital, estimulando novas ideias e a conexão entre diferentes áreas, gerações e níveis hierárquicos da empresa. O programa iniciou com o objetivo de construir um ambiente de inovação e colaboração a partir da transformação pessoal das equipes. Como fruto desse Programa lançamos em março de 2020, no início do isolamento social, a versão virtual do “Você Conectado”, ciclo de palestras sobre transformação digital para todos os funcionários, familiares, amigos e parceiros de negócios. Já participaram desse evento, José Cláudio Securato, professor da Saint Paul – Escola de Negócios, Andrea Iorio, Fundador da Metanoia Lab e Martha Gabriel, futurista, autora dos best sellers “Marketing na Era Digital”, “Educar a (R)Evolução Digital na Educação” e “Você, Eu e os Robôs”.

“No último bate-papo, contamos com a participação de Martha Gabriel e Rossandro Klinjey, em uma conversa descontraída e ao mesmo tempo trazendo muita profundidade para o tema das “Relações Humanas e a Transformação Digital”, provocando reflexões e insights nas equipes. Além de evidenciar que o futuro está nesse momento, no nosso presente; e que a hibridização do humano com o tecnológico; o exercício diário da disciplina, pensamento crítico, resiliência e empatia permitirá sermos seres humanos ainda melhores”, detalha Valdirene.

Live para corretores

Pensando em oferecer apoio aos parceiros de negócios, a Bradesco Seguros também vem promovendo lives especiais para as equipes comerciais da companhia e corretores de seguros de todo o Brasil. A última palestra contou com a participação da palestrante, Branca Barão, professora e especialista em Programação Neurolinguística. A live tratou sobre temas comportamentais com foco no indivíduo e nas suas relações no ambiente de trabalho, destacando a necessidade transformação e reinvenção pessoal. Além disso, também abordou temas como gestão emocional, protagonismo e novos caminhos para a oferta de seguros no contexto da pandemia. Pontos importantes para auxiliar o corretor a inovar no cenário atual.

Treinamentos corporativos

A seguradora também ampliou o uso dos treinamentos a distância, por meio da parceria entre UniverSeg e Unibrad, a fim de tornar o trabalho das equipes mais ágeis e intuitivos. Os números demonstram o alto engajamento das áreas: em junho foram 11.522 participações, incluindo funcionários, corretores e parceiros de negócios. “Adaptamos os processos de capacitação, oferecendo conteúdos que atendessem exatamente ao momento que estamos vivendo. Além disso, implementamos diferentes formatos para transmissão como, por exemplo: videoconferências, webinars; entre outros formatos”, explica a diretora de Recursos Humanos.