Estudantes, professores e profissionais do IRB Brasil RE e MAG Seguros desenvolveram plataformas para alavancar prospecção e vendas
A pandemia de covid-19 mudou as relações e os padrões de consumo nos últimos meses e segue ditando novos comportamentos. Universitários, professores e profissionais participaram do Insurtech Innovation Program 2020. Uma parceria do IRB Brasil RE, MAG Seguros e PUC-Rio. Eles se debruçaram sobre essas mudanças e o impacto delas no setor de seguros e resseguros com a missão de identificar oportunidades. Quatro meses depois, eles acabam de concluir e entregar o protótipo de sete ferramentas que podem contribuir para alavancar a prospecção e a venda de produtos na retomada da economia.
Os projetos usam tendências tecnológicas como blockchain, big data, machine learning, internet das coisas e realidades virtual e aumentada. Apresentam soluções para questões como educação financeira para vencer a crise e planejar o futuro, a busca do consumidor por novos serviços e produtos, a segurança de transações totalmente on-line e até a reciclagem de corretores que precisam atuar em ambientes digitais.
“Estamos vivendo um momento inédito devido à pandemia. E o Insurtech, que pela primeira vez foi realizado totalmente à distância, também foi pioneiro em pensar inovação nesse cenário para diversos segmentos de negócios. São soluções viáveis que podem contribuir não só para os profissionais e empresas do setor, como beneficiar esse novo consumidor”, analisa o diretor de Estratégia e Inovação do IRB Brasil RE, Lucas Mello.
Este é o terceiro ano do Insurtech Innovation Program. O evento planeja apresentar até janeiro do ano que vem 21 projetos em três ciclos diferentes. A iniciativa, que foi lançada em 2018, é multidisciplinar e já envolveu mais de 60 alunos de diversos cursos. Entre eles administração, engenharia, desenho industrial, comunicação social, ciências atuariais e psicologia, de universidades como PUC-Rio, UFRJ, UniRio e UFF. Onze soluções estruturadas pelo programa já estão em desenvolvimento e implantação nas duas empresas.