Ferramenta de alta resolução desenvolvida por startup inglesa apoiará o ressegurador na avaliação mais precisa da exposição a riscos de catástrofes
O IRB Brasil RE acaba de licenciar uma plataforma inglesa de georreferenciamento de dados, inédita na América Latina. A novidade pode reduzir pela metade o tempo de análise de exposição a riscos específicos, como inundações, terremotos e furacões, de um ativo. Tecnologia foi desenvolvida pela startup inglesa Insurdata, especializada no setor de seguros e resseguros. A ferramenta inova ao localizar com precisão e alta resolução endereços em qualquer parte do planeta e dar acesso em tempo real a diversas informações agregadas.
Como funciona?
A tecnologia torna possível, por exemplo, localizar um determinado edifício e saber como uma inundação atingiria o prédio. Ou analisar em poucos cliques milhares de endereços de uma única empresa em todo o globo terrestre. No dia a dia, permitirá aos subscritores do IRB apurar informações mais precisas e produzir análises de riscos de alta precisão com mais rapidez. Com isso, o ressegurador ganha em eficiência e controles mais assertivos.
“Faz parte da nossa rotina analisar o mercado e buscar soluções inovadoras que permitam prestar um serviço ainda mais aderente às necessidades de nossos clientes e parceiros de negócios. Com a plataforma, aprimoramos a resolução dos dados de exposição global que suportam nossas decisões de subscrição, preços e gerenciamento de portfólio”, afirma o CEO e presidente do Conselho de Administração do IRB Brasil RE, Antônio Cássio dos Santos. Ele acrescenta que, por consequência, também é possível melhorar os custos de retrocessão.
Linhas de Negócios
Aplicável a todas as linhas de negócios do ressegurador, a plataforma será utilizada inicialmente pela equipe de modelagem de catástrofe. “Integrada ao nosso fluxo diário de trabalho, a solução permitirá maximizar o potencial de nosso processo de análise de risco de catástrofe. Ajudando a reduzir a volatilidade associada aos resultados modelados e permitindo uma melhor seleção de riscos”, conta o gerente de Modelagem de Riscos de Catástrofe do IRB, Luis Brito.
O CEO da Insurdata, Jason Futers, destaca a importância da parceria. “A decisão de uma empresa da escala e sofisticação do IRB de adotar nossa plataforma é uma sinalização fantástica de nossas metodologias de tecnologia e exposição”. Ele reforça que, ao aprimorar os dados de exposição, “o objetivo é dar aos subscritores maior confiança em suas estimativas de perdas modeladas, levando a uma melhor seleção de riscos e gerenciamento de portfólio”.