Gestão humanizada aumenta produtividade na MDS Brasil

Gestão humanizada aumenta produtividade na MDS Brasil

RH da empresa aposta em treinamentos e na valorização da comunicação entre lideranças e colaboradores para aprimorar cultura corporativa

O colaborador como protagonista de sua trajetória profissional. Foi o que a MDS Brasil fez ao promover a comunicação como base de engajamento com todos os funcionários em diferentes níveis. As mudanças geradas por causa da pandemia do Coronavírus intensificaram a importância da gestão humanizada para impulsionar a produtividade e os resultados empresariais. Por meio de cuidados, empatia, consciência coletiva e compaixão com o outro, as lideranças da MDS criaram uma dinâmica para estarem ainda mais próximos de seus times. Buscando entender as novas demandas, anseios, pontos de estresse e os grandes desafios do novo trabalho no formato Home Office.

“A pandemia colocou a área de Recursos Humanos em evidência. Com o início do isolamento, todos as lideranças se voltaram para nós em busca de caminhos. Visando a continuidade dos trabalhos e, também, a intensificação dos cuidados pessoais com todos os colaboradores. Tivemos que agir rápido considerando todos esses pilares”, diz Isabel Azevedo, Vice-Presidente de Recursos Humanos da MDS Brasil e uma das indicadas à Premiação RHs e CEOs Mais Admirados 2020.

“Foi nesse momento que pudemos entregar os resultados que a empresa espera do RH e conseguimos retornos excelentes”, afirma a executiva, destacando que toda a equipe foi tratada com equidade e mitigando problemas e vulnerabilidades que passaram a estar presentes na vida de todos. “A empresa inteira se uniu em prol do bem comum”, comemora Isabel.

Dinâmicas de Comunicação

Com a crise da covid-19, o RH começou a trabalhar fortemente com os executivos para criar novas dinâmicas de comunicação. A orientação era escutar o que os outros tinham a dizer antes de tomarem decisões. Por meio de diálogos estruturados, os gestores engajaram fortemente os colaboradores. E eles se tornaram agentes ainda mais motivados para cuidarem de seu próprio bem-estar, da segurança e da saúde de cada um, ajudando também os colegas de trabalho nessa jornada. Foram criados canais de comunicação interna e fóruns online com lideranças.

O projeto da MDS também desenvolveu canais para as equipes se informarem corretamente e terem assistência médica e profissional sempre que necessário. “Uma das nossas primeiras iniciativas nessa crise foi a criação de um hotsite que compila todas as informações factuais e necessárias para posicionar as pessoas sobre o que está acontecendo agora e sobre os cuidados de prevenção em relação à covid-19”, diz Isabel, enfatizando que o setor médico se preparou para ajudar os colaboradores com dúvidas e dicas de cuidados com o bem-estar.

As ações tiveram como meta também auxiliar as pessoas a enfrentarem e superarem o desconhecido, priorizando a saúde mental e o autocuidado. Em um momento de vulnerabilidade, é preciso fortalecer o corpo e a mente com atividades que aliviam o estresse e minimizam a ansiedade gerada pelo confinamento e pelo medo do vírus. Horários de lazer foram incentivados por meio do compartilhamento de dicas de leitura, séries, hobbies e receitas culinárias.

Resultados

Os resultados alcançados vão além dos números e metas. Entre os diversos retornos positivos recebidos, o consenso é que a comunicação melhorou bastante. A MDS Brasil trabalhou a empatia, a compaixão e a consciência coletiva para provar que os colaboradores precisam de segurança para serem produtivos. “Quando isso acontece, a alta performance não precisa ser cobrada, ela simplesmente acompanha a cultura organizacional”, explica a VP.

Com relação à retomada dos trabalhos presenciais, Isabel reforça a cautela da companhia: “Sabemos que o melhor encontro é aquele onde dividimos muito mais do que lugar e tempo. É aquele encontro que nos proporciona a sensação de presença e nos faz sentir acolhidos. Mas, ainda é preciso viver um período de isolamento para valorizarmos a intensidade de um precioso retorno às instalações da MDS Brasil. Nossos escritórios estão ativos e adaptados para os novos cuidados de saúde, e esperamos estar próximos em breve para dividir as alegrias e as dificuldades vividas durante o distanciamento, e também para compartilhar sentimentos e resultados”, conclui.