Fundación Mapfre promove webinar sobre saúde mental nas escolas

Fundación Mapfre promove webinar sobre saúde mental nas escolas

Evento terá a participação do Secretário de Educação do Estado de São Paulo, de representante da UNICEF, do pró-reitor da UNIFESP

Para discutir a saúde mental nas diferentes fases do desenvolvimento infanto-juvenil, a Fundación Mapfre realiza no próximo dia 8 de dezembro, às 14 horas, o Webinar “Saúde Mental na Escola e Educação Integral”. O encontro virtual contará com a presença do Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, da oficial de desenvolvimento e participação de adolescentes da UNICEF, Joana Fontoura, do pró-reitor de assuntos estudantis da UNIFESP, Dr. Anderson Rosa, e do CEO da Mapfre Brasil e representante da Fundación Mapfre, Fernando Pérez-Serrabona.

Durante o webinar serão debatidos temas como a importância do autoconhecimento emocional e o autocuidado, as relações no ambiente educacional, a saúde emocional no contexto do novo coronavírus e o impacto do bullying e da violência no ambiente escolar. “Com a pandemia, a questão da saúde emocional entre crianças e jovens se tornou ainda mais importante, pois as rotinas escolares foram duramente impactadas. O webinar marca o encerramento de um trabalho de meses, que envolveu a capacitação de gestores e professores da rede estadual de ensino de São Paulo para que identifiquem situações capazes de afetar o bem-estar de alunos e o clima escolar, colaborando para que a escola seja, cada vez mais, um espaço acolhedor, colaborativo e solidário”, destaca Fatima Lima, diretora da Fundación Mapfre.

A primeira fase do projeto aconteceu em junho e foi voltada aos gestores regionais do Conviva SP (Programa de melhoria da convivência e proteção escolar), vice-diretores e professores mediadores. A segunda, realizada em agosto, envolveu a formação dos profissionais de cada uma das 5.148 unidades escolares, que também receberam um guia sobre saúde mental. A terceira aconteceu em novembro com a realização de um evento virtual com o tema “Valorização à Vida”.

Saúde mental nas escolas

O projeto de saúde mental nas escolas é resultado de uma parceria entre a Fundación Mapfre e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Pelo convênio, a Fundación Mapfre ficou responsável pela concepção e produção dos conteúdos para a realização das formações dos professores, com o apoio técnico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Além da criação de um guia sobre saúde mental nas escolas, foram realizadas sessões de formação a distância, abordando desde técnicas de meditação até detecção de sinais de depressão, bullying e orientações sobre como agir em cada caso.

A parceria faz parte do Programa Viver com Saúde, da Fundación Mapfre, que discute temas como saúde infantil, alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas entre crianças e jovens. “Acreditamos no grande potencial e contribuição deste projeto para a melhoria do ambiente escolar brasileiro. Esta ação atua na prevenção da ansiedade, depressão e demais fatores que influenciam na condição emocional dos jovens, ainda mais crítica nesse momento de pandemia. A educação é um importante pilar de desenvolvimento do país”, destaca Fernando Pérez-Serrabona.

Para acompanhar o webinar é só fazer a inscrição pelo link.