Liderança feminina e diversidade no mercado segurador

Liderança feminina e diversidade no mercado segurador

Pesquisa “Delivering Through Diversity”, afirma que companhias lideradas por mulheres têm 21% a mais de chances de lucrar financeiramente

O setor de seguros ainda tem uma predominância masculina em cargos de liderança e, de forma muito lenta, as mulheres têm conquistado o seu espaço. Um deles é ocupado por Priscila Conduta Elias, Presidente e CEO da Howden Harmonia Corretora de Seguros.

Sua trajetória na empresa começou há 20 anos e há 10 ela é Presidente e CEO da companhia, que se tornou global em 2014 com a fusão do Grupo Howden – maior grupo de corretores independentes do mundo – e a Harmonia Corretora de Seguros, pioneira na prestação de serviços de consultoria e administração de riscos. Esse ano a Harmonia comemora 40 anos e hoje, a Howden Harmonia é uma das 5 maiores corretoras do país, com presença em São Paulo, Campinas, Poços de Caldas e Blumenau.

“A empresa conta com muitas mulheres na equipe e em cargos de liderança e acho isso uma grande vantagem competitiva. As mulheres têm uma forma diferente de pensar e agir e a Howden Harmonia é uma empresa mais criativa e produtiva por ter esse equilíbrio”, afirma Priscila.

Sobre a participação de Priscila como líder de uma empresa do setor de seguros ela diz: “sempre sou minoria de gênero nas reuniões. Quanto mais altos são os cargos envolvidos no “C level” – CEO, CFO, etc., maior é a chance de eu ser a única mulher a participar da reunião”.

 

O que ainda falta para as mulheres assumirem o comando?

Priscila afirma que as mulheres precisam ter mais confiança em si para conquistar níveis C e estarem dispostas a galgar tais posições. De acordo com ela, não é fácil conciliar a carreira e a vida familiar e, muitas mulheres que chegam a posições de diretoria e são bem remuneradas acabam estacionando, pois para atingir o nível superior precisam dedicar mais horas ao trabalho, fazer mais viagens e assumir mais responsabilidades em detrimento do tempo, já escasso, que têm com a família.

Com relação às vantagens que as mulheres trazem para as empresas, ela considera que “mulheres e homens pensam diferente e nós, mulheres, temos uma forma especial de lidar com as emoções das pessoas. Isto traz uma dinâmica diferente para atingir alta performance nas equipes. Para muitos negócios, hoje em dia, são as mulheres que decidem as compras dentro das famílias, são as grandes consumidoras. Assim, entender como a decisão de escolha de compra de um produto em detrimento a outro é fundamental para a sobrevivência destes negócios”, enfatiza Priscila.

O desenvolvimento de competências desde cedo foi essencial para o seu crescimento na carreira, o que mostra que isso independe de gênero. “Comecei desde cedo a desenvolver o meu lado educacional dando o máximo de mim: além do português, falo três línguas fluentemente (inglês, francês e espanhol), fiz Engenharia Civil em uma das mais conceituadas escolas do país – a Politécnica da USP – fiz todos os cursos de seguros possíveis aqui no Brasil e

no exterior. Li muitas apólices e clausulados e tentei aprender com profissionais mais experientes e com as seguradoras que estavam dispostas a me ajudar e me ensinar. Desde 2001, viajo todos os anos para o RIMS e participo dos eventos e discussões que estão acontecendo nos grupos de risk managers nos Estados Unidos EUA”, enumera a CEO.

Quanto às dicas para chegar lá, ela enfatiza que “é importante se preparar em termos de habilidades para que sua seleção ou sua promoção não seja uma questão de gênero e sim de competência. Deixe claro para o seu superior seus objetivos e o próximo cargo que quer alcançar. Peça ajuda para se capacitar. Feedbacks sinceros são a melhor arma para o seu crescimento profissional”, finaliza a CEO.