Total bruto de prêmios atingidos foi de 70,7 bilhões de euros (+0,5%), com prêmios resilientes e lucrativos de P&C
A Generali divulgou os resultados referentes ao ano de 2020. O resultado operacional alcançou 5,2 bilhões de euros (+0,3%), apoiado pelas contribuições positivas do P&C, Gestão de Ativos e outros segmentos de negócio. O total bruto de prêmios atingidos foi de 70,7 bilhões de euros (+0,5%), com prêmios resilientes e lucrativos de P&C, além de entradas líquidas de Vida de alta qualidade, em 12,1 bilhões de euros.
A Taxa Combinada best-in-class em 89,1% (-3.5 p.p) e excelente margem de Novos Negócios de Vida, em 3,94%. O lucro líquido era de 1,744 milhões de euros (-34,7%), impactado por eventos pontuais e deficiências nos investimentos, principalmente na primeira metade do ano. Excluindo as despesas do Fundo Internacional Extraordinário para a Covid-19 e a transação de gestão de passivos, o lucro líquido foi ajustado para 2,076 milhões de euros (-12,7%). A excelente posição de capital foi confirmada com a Taxa de Solvência em 224%, beneficiando uma geração de capital recorde de 4 bilhões de euros. Dividendo proposto por ação de 1,47 euros, dividido em duas parcelas de 1,01 euros e 0,46 euros, respectivamente.
O CEO do Grupo Generali, Philippe Donnet, que apesar da pandemia, os resultados foram excelentes. “Hoje, nós apresentamos excelentes resultados, obtidos em um contexto sem precedentes devido à crise gerada pela pandemia. Isso confirma a ótima resiliência da Generali quando comparada aos nossos pares no setor, tanto de um ponto de vista técnico quanto pela posição de capital. Pelo segundo ano consecutivo, alcançamos os melhores resultados operacionais do Grupo e também, graças ao maior crescimento do dividendo, continuamos a criar valor para todos os nossos acionistas. Entramos no ano final do nosso plano estratégico e estamos bem posicionados para alcançar todos os objetivos do “Generali 2021”. Definimos e implementamos uma nova estrutura organizacional para garantir, não só o sucesso deste plano, mas também preparar o novo ciclo estratégico. O Grupo acelerou sua transformação de negócios para assegurar um modelo de distribuição que cada vez mais combina físico e digital, graças ao espírito de inovação de nossas pessoas e colaboradores, garantindo que estejamos mais próximos de nossos clientes do que nunca. Para finalizar, estou muito orgulhoso que, em um momento crítico da crise, a Generali tomou uma decisão imediata com o Fundo Internacional Extraordinário, e outras iniciativas de alto impacto, para apoiar comunidades e territórios onde opera.”
1 Mudanças em prêmios, lucro líquido em Vida e PVNBP (valor atual de prêmios de novos negócios) estão presentes em termos equivalentes (em taxas de câmbio constantes e âmbito de consolidação). Mudanças em resultados operantes, investimentos próprios e provisões técnicas de Vida, excluindo ativos alienados durante o período de comparação.
2 O lucro líquido ajustado é definido como o resultado líquido, sem o impacto dos ganhos e perdas relacionados às alienações (igual a -183 milhões de euros FY2020 para a despesa resultante do acordo de liquidação para a alienação do BSI: 479 milhões de euros FY2019), e totalizando 1,926 milhões de euros (-12,1%). O EPS líquido ajustado foi de 1,23 euros.