Pesquisa da ACSP indica que as pessoas estão pouco dispostas a consumir e descrentes em relação ao futuro da economia
O consumidor brasileiro está com medo de perder o emprego, pouco propenso a consumir e preocupado com o futuro da economia. É o que aponta o Índice Nacional de Confiança (INC) de fevereiro realizado para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela startup de tecnologia Behup.
O indicador registrou 81 pontos em fevereiro e ficou praticamente estável em relação a janeiro. A análise, que vai de 0 a 200 pontos, sinaliza queda de um ponto no nível de confiança pelas incertezas decorrentes da pandemia da Covid-19.
Em maio e junho do ano passado, período de maior distanciamento social, os índices apontados foram de 77. Nos meses seguintes houve crescimento, até que em outubro chegou a 87.
As quedas voltaram desde novembro/2020 (86, 84, 82 e 81 respectivamente), coincidindo com o crescimento do número de infectados pela Covid-19. E em março a percepção do consumidor tende a piorar por causa do agravamento da pandemia da Covid-19 no Brasil.