Estudo avalia positivamente setor segurador em padrões de concorrência

Estudo avalia positivamente setor segurador em padrões de concorrência

Conjuntura CNseg nº 38 apresenta um balanço positivo do setor segurador em relação ao seu grau de concorrência

Um estudo disponível na edição da Conjuntura CNseg nº 38 – publicação da Confederação Nacional das Seguradoras – apresenta um balanço positivo do setor segurador em relação ao seu grau de concorrência. Duas conclusões relevantes: além de não haver na maioria dos ramos elevado grau de concentração ocorreu queda nos indicadores que aferem a situação entre 2019 e 2020.

Para a aferição, o estudo utilizou dois indicadores de reconhecida eficácia que medem grau de concentração de mercados, a Relação de Concentração (CR) e o Índice de Herfindahl-Hirschman (HHI), além de justificar a preferência e uso mais disseminado do segundo. Ainda assim, os cálculos usaram o CR e HHI para diversos produtos e segmentos do setor segurador nos últimos dois anos.

Pelas métricas do indicador HHI, o mesmo usado pelo Departamento de Justiça dos EUA, conclui-se que a maioria dos grupos de produtos do setor segurador nacional analisados apresenta baixa concentração e poucos têm níveis de concentração que podem ser considerados acima do padrão normal: Habitacional, Rural e Marítimos e Aeronáuticos, todos estes do segmento de Danos e Responsabilidades.

O estudo lembra que no Seguro Habitacional e no Rural há influência do modelo histórico brasileiro, com presença relevante do poder público e de agentes de controle estatal. Embora, mais recentemente ambos apresentem HHI em queda. O outro grupo (Marítimos e Aeronáuticos) pelos valores envolvidos possui necessidades de escala de negócios ainda não preferencial pela maioria dos players do setor, o que naturalmente afeta as medidas utilizadas.

Nos Estados Unidos, o HHI é tradicionalmente usado na avaliação de fusões e aquisições entre empresas, já que permite uma visão do risco de concentração a partir de suas métricas. Há três faixas de classificação: baixa (até 15%), moderada (entre 16% até 25%) ou alta (a partir de 26%).

De acordo com o estudo, um mercado de seguros saudável é parte fundamental de uma agenda de crescimento sustentável da economia e de evolução do bem-estar social. Tendo isso em mente, o tema da concorrência no setor de seguros tem despertado interesse crescente e estudos medindo o grau de concentração dos mais diversos produtos do setor tornam-se, assim, mais frequentes.