Carteira de Clientes por adesão da Qualicorp cresce 23% em 2020

Carteira de Clientes por adesão da Qualicorp cresce 23% em 2020

Em ano marcado pela pandemia, a administradora lançou mais de 20 produtos como parte de sua estratégia de crescimento

A Qualicorp S/A (B3: QUAL3) anuncia os resultados financeiros de 2020 que marcam o fechamento do primeiro balanço anual da nova administração da Companhia. Em 2020, a carteira consolidada de Clientes de planos de saúde coletivos por adesão da Quali apresentou crescimento de 23% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,6 milhão de beneficiários. No segmento Médico-Hospitalar, o core business da Quali, a carteira cresceu 8,3% no ano passado, chegando a quase 1,2 milhão de Clientes.

A receita líquida atingiu mais de R$ 2 bilhões em 2020, o que representou um crescimento de 1,2% na comparação com 2019. O EBITDA ajustado encerrou o ano em R$ 938,9 milhões, ante o EBITDA ajustado de R$ 964,3 milhões de 2019. Já o resultado líquido no período ficou em R$ 392,1 milhões, um crescimento de 5,3% sobre o ano anterior.

“A Quali mostrou resultados sólidos em 2020 em meio à pandemia do coronavírus e seus efeitos na economia e sociedade brasileira, o que demonstra o acerto da nossa estratégia de crescimento por meio da inovação e diversificação de portfólio e do movimento de regionalização da atuação e aquisição de carteiras”, afirma o CEO da Quali, Bruno Blatt.

Em 2020, a Companhia lançou mais de 20 produtos e parcerias no mercado, com o objetivo de oferecer as melhores alternativas de acesso à saúde privada de qualidade. Com os parceiros, a Quali inovou ao ampliar o leque de benefícios acoplados ao plano de saúde, tais como os planos de saúde familiares com descontos para mais de um dependente, serviços de atendimento por meio de telemedicina e planos odontológicos.

Ao longo do ano passado, a Quali firmou importantes parcerias com diversas operadoras, entre as quais a Assim Saúde (RJ), Paraná Clínicas (PR), Grupo NotreDame Intermédica (GNDI), Centro Clínico Gaúcho (RS e SC) e mais de dez Unimeds em todo o País. A expansão via M&A também foi significativa, e a Companhia adicionou mais de 100 mil vidas e mais de 20 novas operadoras ao seu portfólio com as aquisições da Plural/Oxcorp, Health Adm e Clube Care.

 

Novo Jeito Quali De Ser

Focada em um processo de transformação, iniciado desde o fim de 2019, sem precedentes na história da Companhia, a nova administração vem acelerando a implementação de iniciativas da nova cultura organizacional, conhecida como #NovoJeitoQualideSer. A empresa pôs em prática a metodologia ágil de desenvolvimento de projetos, permitindo a atuação em várias frentes de trabalho, simultaneamente, com inovação e tecnologia.

A Quali também tem intensificado as iniciativas de inteligência no uso de dados para melhora na jornada de experiência do beneficiário. Prova disso foi a redução dos cancelamentos, cuja queda foi de 16,5% em 2020, representando um indicador de 32,3% da carteira. Em 2019, o índice havia ficado em 38,6%, mostrando uma melhora na retenção de Clientes.

Além disso, a Quali reforçou seu time de gestão, compliance e governança corporativa. Houve promoções de executivos e contratações de profissionais de mercado a fim de fortalecer a alta liderança em áreas-chave. Como exemplo, foram criadas novas diretorias e superintendências de Operações, Atendimento, Comercial, Marketing & Comunicação, Experiência do Consumidor, M&A, Gente & Cultura, Relações com Investidores e Auditoria, Riscos & Compliance.

Aliado ao processo de qualificação e reforço da nova administração, a Quali segue apostando na diversidade. Do total de funcionários no fim de 2020, as mulheres ocupavam 70% dos cargos gerais e 55% dos cargos de liderança, negros ou pardos representavam 27% do quadro total e os PCDs somavam 100 profissionais, o dobro do ano anterior. Esse ambiente aberto e acolhedor é demonstrado por pesquisas internas indicando que 98% dos colaboradores se sentiam confortáveis na Companhia, independentemente de sua orientação sexual.

Desde o início da pandemia, a Quali se empenha em liderar ações de combate aos efeitos da Covid-19. Em 2020, a Companhia contribuiu com mais de R$ 16 milhões em doações de leitos para pacientes do SUS, compras de máscaras para profissionais da saúde e alunos da rede pública de ensino, distribuição de testes rápidos e de álcool em gel, além da criação de um fundo social solidário que já ajudou financeiramente mais de mil corretores infectados pelo coronavírus e impossibilitados de trabalhar.

A Quali também ajustou sua operação para que seus mais de 2 mil colaboradores pudessem trabalhar, com segurança, em regime de home office, sem perda de produtividade. Na área de Gente & Cultura, a Companhia promoveu diversas ações de apoio e lançou o QualiPlural, campanha focada em diversidade e inclusão, tendo como foco a transformação cultural e o desenvolvimento da mentalidade inclusiva na liderança e nos colaboradores.

O ano de 2020 também marcou a valorização pela Quali do canal corretor com o lançamento do seu programa de fidelização e um evento online com uma audiência recorde para a Companhia. Como esse foco, a Quali também lançou a QualiPlay, uma rádio digital voltada para corretores, com programação 100% online e disponível 24h, com música, informação, conteúdo e cultura para o canal corretor.