No dia 7 de Abril comemora-se o Dia do Jornalista

No dia 7 de Abril comemora-se o Dia do Jornalista

Data é em homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, médico e jornalista, morto no dia 22 de novembro de 1830

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Libero Badaró era médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Jornalismo no Brasil

O primeiro jornal brasileiro não era produzido no Brasil. O Correio Braziliense foi criado em 1º de junho de 1808 pelo jornalista Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, em Londres. Sua circulação encerrou-se em 1º de dezembro de 1822. As tiragens eram poucas, já que o analfabetismo no país era alto. O jornalismo no Brasil começou a se desenvolver mais com a abolição da escravatura e com a ampliação do acesso a educação básica.

Ao longo da história o jornalismo foi se intensificando e ganhando cada vez mais a cara do brasileiro. Jornais com centenas de páginas eram lidas e apreciadas, com a mudança do tempo e evolução tecnologica, o mundo digital ganhou espaço, e as mídias tiveram que se reinventar.

Além do dia 7 de abril, o dia 16 de fevereiro comemora-se o Dia do Repórter.

A Revista Seguro Total parabeniza à todos os colegas do mercado de seguros e, aos outros, que tem sido importantissimos para levar a informação enquanto o país enfrenta a pandemia de covid-19.