Investimentos em Previdência ESG: entenda a importância no mercado

Investimentos em Previdência ESG: entenda a importância no mercado

Bradesco Vida e Previdência lançou dois fundos de previdência privada formados por ações de empresas com alto padrão de ESG

Uma nova agenda vem conquistando cada vez mais espaço no mercado financeiro global, e não apenas entre os especialistas do setor. Trata-se do conceito ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, relativo aos investimentos direcionados a empresas com alto grau de comprometimento ambiental, responsabilidade social e governança corporativa.

Os aspectos ambientais incluem práticas que contribuam para redução do aquecimento global, biodiversidade e desmatamento. Já o social reforça oportunidades que diminuam a desigualdade social e potencializem a capacidade humana de crescimento. Por fim, a governança trabalha diretamente na transparência de gestão, com estruturas e atitudes que colaborem para ações justas, éticas e sem conflitos de interesses.

Alinhada à nova agenda, a Bradesco Vida e Previdência disponibilizou recentemente dois fundos de previdência aderentes ao conceito ESG: ‘Bradesco Princípios ESG Global Fixed Income Crédito Privado PGBL/VGBL’ e ‘Bradesco Princípios ESG Equities Global PGBL/VGBL’. Os novos produtos abraçam os princípios éticos e as boas práticas de sustentabilidade.

Para Marcelo Rosseti, superintendente executivo da Bradesco Vida e Previdência, a inclusão dos critérios sustentáveis no processo de investimento possibilita uma visão mais assertiva das empresas, o que contribui para decisões eficientes no setor, ao mesmo tempo em que minimiza eventuais riscos relacionados aos fatores ambientais, sociais e de governança corporativa.

“Os fundos de previdência ESG não são apenas mais uma tendência no mercado financeiro. O investidor está realmente cada vez mais interessado em saber de que maneira as instituições investem em aspectos sociais e sustentáveis, optando pela maior transparência de informações. Vale mencionar que esse perfil de investidor privilegia companhias verdadeiramente sustentáveis”, ressalta.

O fundo ‘Bradesco Princípios ESG Global Fixed Income Crédito Privado PGBL/VGBL’ concentra investimentos em renda fixa, enquanto o ‘Bradesco Princípios ESG Equities Global PGBL/VGBL’ está voltado para a renda variável. Ambos contemplam alocação em ativos locais e internacionais e foram desenvolvidos para investidores qualificados .

Os dois produtos são geridos pela BRAM (Bradesco Asset Management), que possui uma grade completa e diversificada de fundos de investimentos constantemente premiados pelas principais publicações de negócios do país.