Instituto Daryus investe na capacitação de jovens para mercado securitário

Instituto Daryus investe na capacitação de jovens para mercado securitário

Iniciativa de educação prepara novos talentos para o mercado de trabalho na área de proteção de dados

Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP) firma parceria educacional com Instituto Techmail, organização não-governamental cujo propósito é a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade econômica-social por meio da capacitação direcionada ao mercado de seguros e posterior colocação no mercado através do primeiro emprego como jovens aprendizes. O objetivo é preparar jovens para o mercado de trabalho com o conhecimento necessário na área de proteção de dados. O programa, desenvolvido pelo IDESP, oferece a chance para 180 alunos iniciarem uma carreira profissional com conhecimento em fundamentos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ao realizar o curso internacional do Exin sobre Privacy and Data Protection Essencials (PDPE) de forma gratuita.

O projeto conta com instrutores especialistas renomados, tais como Jeferson D’Addario, CEO do Grupo Daryus e que conta com mais de 20 anos de experiência em TI e Consultoria e Emerson Predolim, advogado especialista em direito digital com 30 anos de experiência na área de tecnologia da informação. Os especialistas são responsáveis pela capacitação de profissionais que precisam ter uma compreensão da proteção de dados e dos requisitos legais brasileiros, conforme à LGPD.

A parceria, que teve início em 2020, pretende oferecer o curso a todos os jovens aprendizes da instituição que atua junto às empresas do mercado securitário no cumprimento da Lei da Aprendizagem (Nº 10.097/2000). Essa iniciativa gera valor para todos os envolvidos, jovens, empresas parceiras e mercado.

“Queremos contribuir com a formação de novos alunos na área de tecnologia. Nós nos preocupamos com a nova geração e que vão precisar de capacitação para ter uma oportunidade profissional”, explica Nadia Guimarães, diretora acadêmica do IDESP e COO do Grupo Daryus, empresa referência em consultoria empresarial e educação nas áreas de tecnologia e gestão. “Acreditamos que quanto mais esses jovens ficarem ligados e conectados, mas chances surgiram. Portanto, o IDESP fechou essa parceria a fim de potencializar a capacidades desses adolescentes”, complementa.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 14 milhões de brasileiros estão desempregados e para quem está no início de carreira, muitas vezes sem experiência profissional, se torna ainda mais difícil uma oportunidade no mercado de trabalho.

Para Suzana Opatrny, fundadora do Instituto Techmail, parcerias como essa aproximam propósitos, pessoas e negócios. “Essa união com o IDESP sempre existiu em formato de palestras e nesse momento de grandes mudanças a formalização da parceria se tornou ainda mais relevante”, comemora.

A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei n. 13.709, de 2018), dispõe sobre o tratamento de informações pessoais, que estabelece mecanismos para proteger os titulares contra uso inadequado desses dados. A lei foi sancionada em 2018, mas entrou em vigor em setembro de 2020. Porém a aplicação de sanções administrativas deve ocorrer somente em agosto desse ano.

“A compreensão dos princípios e da cultura da nova LGPD é fundamental e tema de grande relevância na educação e nos negócios. Através da parceria caminhamos juntos com a prática no terceiro setor e além do protagonismo, abrimos mais um braço para a divulgação da nova lei”,”, explica Opatrny.

O projeto coloca os jovens do Instituto Techmail a um passo à frente até mesmo de veteranos do mercado que ainda não sabem o que a LGPD representa na prática para empresas, sobretudo ligadas ao mercado de seguros e afins que em sua essência efetuam o controle e/ou operação de dados sensíveis além do cybersecurity. A conquista da certificação internacional do IDESP pelos jovens do Instituto Techmail dará maior robustez ao currículo e segurança aos clientes e parceiros.