Construtivo e Wiz BPO desenvolvem solução para a gestão de riscos

Construtivo e Wiz BPO desenvolvem solução para a gestão de riscos

Solução criada em conjunto desenvolvem oferta pioneira para a gestão de riscos na execução de empreendimentos

A Wiz Soluções sai à frente no mercado com a comercialização de seus seguros integrados ao serviço de acompanhamento de obras e gestão de riscos, uma exigência que passa a valer com a aprovação da Lei 14.133/2021, que eleva o seguro garantia de 10%, em obras acima de R$ 200 milhões, para 30% do valor do contrato.

O serviço de gestão integrado à venda do seguro será oferecido por meio de uma solução criada em conjunto pelo Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA em Engenharia, e a Wiz BPO, unidade de Business Process Outsourcing do conglomerado Wiz, focada também em desenvolvimento de tecnologias para a melhoria dos processos de venda e pós-venda do mercado de seguros.

Na prática, o Construtivo entra com a sua ferramenta Colaborativo, utilizada nos maiores projetos e obras do Brasil, para automatizar os procedimentos que envolvem o acompanhamento e a gestão dos riscos do projeto, enquanto a Wiz BPO operacionaliza o sistema para assegurar que seja realizada uma fiscalização das obras em andamento. A solução passa a fazer parte da plataforma de serviços da unidade sob a marca Wiz BPO by Construtivo.

“Trata-se de uma oferta inédita no mercado, já que até então as corretoras vendiam os seguros para projetos de infraestrutura, mas as seguradoras não tinham acompanhamento da obra de forma detalhada e em tempo real, pois essa geralmente era realizada por um fiscal da obra”, comenta Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo, acrescentando que, nesta oferta da Wiz, o seguro terá um valor agregado com o acompanhamento dos projetos.

A proposta da solução também potencializará o suporte ao seguro quinquenal, que faz parte do novo programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), e prevê que a construtora dê garantia nos primeiros cinco anos da obra para a cobertura de riscos e eventuais problemas por meio da seguradora. Essa garantia será fiscalizada e assegurada pela metodologia aportada no Colaborativo.

“A nossa atuação em gestão de risco e acompanhamento de obras é de extrema relevância para as seguradoras, que conseguem prever e evitar um possível sinistro. Elas entendem o que está acontecendo se os valores são gastos devidamente e, assim, têm garantias do cumprimento dos contratos. Essa avaliação técnica é um diferencial para as seguradoras responsáveis pelos seguros que garantem a execução de obras”, explica Leandro Leite, diretor executivo da Wiz BPO.

O acompanhamento e gestão de riscos integrados à venda do seguro garantem o andamento da obra com eficiência e redução de custos. “As empresas continuarão desenvolvendo outros serviços que antecipem demandas de mercado”, finaliza Leandro Leite.