Mais mulheres no seguro rural já é uma realidade

Mais mulheres no seguro rural já é uma realidade

Confira o artigo escrito por Henrique Tresca, Fundador do Portal Seguro Rural e atua no ramo de seguro e resseguro para o agronegócio

A importância econômica, social e ambiental da agricultura está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Podemos observar uma indústria muito bem integrada, uma cadeia de exportação global estruturada, alto investimentos e um desenvolvimento tecnológico exponencial. Além disso, a qualidade da força de trabalho segue esta mesma tendência.

A presença feminina neste setor não é algo recente, vem ao longo de mais de duas décadas. Por estas datas, já era comum ver um número similar de mulheres e homens nos cursos superiores ligados à agricultura dentro das Universidades. Nas faculdades de Agronomia, por exemplo, antes era possível notar uma proporção desbalanceada de 80/20 (homens/mulheres) dependendo da região, enquanto que hoje estes números chegam 50/50 em algumas universidades.

De forma similar aos cursos tradicionais que estão nas carreiras agrícolas, este setor se desenvolveu tanto que outros profissionais, como IT e Finanças, entraram no mercado com bastante força e não pretendem sair. Mercado internacional, preço de commodities, novas opções de financiamento, seguro rural, marketing, além de outros tópicos já formam parte deste “novo campo”.

Assim como em outros setores, já constatamos um maior número de mulheres trabalhando com seguro rural comparando a tempos passados. Sejam como analistas, subscritoras, corretoras, gestoras, reguladoras de sinistros, na área de operação ou outras partes relacionadas, elas têm contribuído muito para o desenvolvimento deste mercado e são cada vez mais fundamentais para o seu êxito.