Projeto profissionalizante voltado ao ensino musical atua em comunidades do Rio de Janeiro
Seguindo a premissa de apoiar projetos de longo prazo nas áreas da Cultura, Educação, Esporte e Saúde, a BB Seguros se junta a mais um trabalho transformador: a Orquestra Maré do Amanhã. Criado em 2010 com o objetivo de profissionalizar crianças e jovens por meio da música, o projeto hoje atinge cerca de 4.000 crianças, adolescentes e jovens de 16 favelas do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.
“Os valores e premissas do projeto Orquestra Maré do Amanhã convergem com o que esperamos atingir por meio dos patrocínios e apoios culturais promovidos pela BB Seguros. Os resultados em dez anos de projeto são evidentes e temos enorme satisfação em podermos ajudar a manter toda a estrutura de ensino musical da Orquestra”, comenta Fábio Mourão, superintende executivo de Marketing e Planejamento Comercial da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.
O projeto abrange todas as escolas primárias, creches e espaços de desenvolvimento infantil do Complexo da Maré, onde é responsável pelo ensino musical dos alunos destas redes e mantém orquestras mirins. Durante este processo, os talentos são identificados e convidados a integrar o braço profissionalizante da Orquestra.
Nele, os alunos recebem bolsa auxílio no valor de um salário mínimo, bolsas de estudo em escolas particulares, aulas particulares de seus instrumentos e atendimento psicossocial, além de serem convidados a se tornar monitores/multiplicadores dentro da comunidade.
“Quando chegamos à Maré descobrimos que as crianças de uma favela são como todas as crianças: querem ser respeitadas e reconhecidas. Desde então, o projeto tem se inserido dentro dessa perspectiva. Hoje as crianças musicalizadas por nossos músicos já se identificam e querem ser como os ‘tios’, tratados como celebridades na Maré”, celebra Carlos Eduardo Prazeres, criador da Orquestra Maré do Amanhã.
Durante o período de distanciamento social, as aulas do projeto têm sido ministradas online, seguindo normalmente a programação de desenvolvimento musical dos alunos. Nela, a primeira etapa é a realização de pequenas provas de habilidade com os novatos.
Os passos seguintes envolvem aulas de música para crianças da pré-escola, concertos com a orquestra principal e as mirins já existentes, além de aulas diárias de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta e oboé com os alunos já matriculados no projeto. Durante todo o desenvolvimento são aplicadas provas periódicas, para manter o aprimoramento contínuo dos alunos da Orquestra.
Ao longo dos seus dez anos de existência, a Orquestra Maré do Amanhã já se apresentou nos mais prestigiados palcos do Rio de Janeiro, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles, a Cidade das Artes, o CCBB e o Teatro do SESI.
Além disso, os alunos do projeto participaram de apresentações de artistas consagrados como Gilberto Gil, Elza Soares, Leila Pinheiro, Maria Rita, Anitta, entre outros. Em 2017 a orquestra recebeu um convite especial de Sua Santidade, Papa Francisco, para uma apresentação no Vaticano no Evento Trem das Crianças.