O que o seguro patrimonial pode fazer por sua empresa

O que o seguro patrimonial pode fazer por sua empresa

Prevenir é melhor do que ter de arcar com prejuízo depois

O seguro patrimonial pode proteger as empresas de diversas formas. Para evitar correr riscos desnecessários e arcar com prejuízos inesperados, o melhor é se precaver. Mas, antes de fazer uma apólice, é preciso entender quais as prioridades na proteção da empresa, baseadas em uma análise de riscos, já que há coberturas básicas e adicionais.

Uma das principais coberturas do seguro patrimonial é contra incêndios. Toda construção está sujeita a casos de incêndio. Mesmo que a prevenção e a manutenção seja feita de forma adequada, acidentes acontecem, e é melhor ter um seguro patrimonial caso algum problema ocorra.

Os acidentes naturais são ainda mais difíceis de lidar, como inundações e deslizamentos provocados por tempestades. Se o negócio está em uma área de risco, o ideal mesmo é ter um seguro patrimonial, para que a recuperação depois de um problema desses possa fluir da melhor forma possível.

A proteção contra roubo e furto também é um dos itens do seguro patrimonial. Apesar de muitos empreendimentos terem forte esquema de segurança, os furtos e roubos ainda podem ocorrer. Para não ter de arcar com o prejuízo, o ideal é ter um seguro, para que o patrimônio seja sempre preservado.

No caso de apólice para todos os itens, no inventário será feita a avaliação de cada um dos bens. Em caso de itens importados, é possível fazer a conversão de dólar para real para as estimativas de valor. Assim, no caso de haver algum sinistro, a reposição dos bens será oferecida pela seguradora.

Também é possível que se inclua na apólice o seguro para pagamentos de aluguéis. O seguro pode cobrir o aluguel no caso de acidentes naturais ou no enfrentamento de uma crise. Também é possível ter cobertura de responsabilidade civil quando no envolvimento de ações judiciais.

Os seguros patrimoniais têm também limites máximos de indenização e limite máximo de garantia. É preciso ter atenção para entender quanto a seguradora pode pagar e o que é coberto pela apólice de maneira geral e o que pode ser recuperado em um único sinistro. Antes de fechar o contrato, faz-se necessário ler todas as cláusulas com atenção.

É importante também estar ciente do que o seguro cobre antes de contratar serviços adicionais. O seguro pode cobrir, por exemplo, chaveiro, eletricista, vidraceiro e outros profissionais para consertar algum problema. Assim, quando contratar um seguro patrimonial, é importante informar todos os funcionários dessa cobertura, para que não acabem contratando serviços que são cobertos pelo seguro patrimonial.