7 passos para montar um plano de negócios para sua empresa em 2022

7 passos para montar um plano de negócios para sua empresa em 2022

Dicas são da Jennifer de Paula, BBA e diretora da MF Press Global, dá dicas de como ser empreendedor da forma mais eficiente possível

Jennifer de Paula
Sabemi

O empreendedorismo chama cada vez mais atenção de pessoas em todo o mundo. Porém, a popularidade do tema pode esconder dificuldades e estratégias que estão por trás da boa execução da função de empreendedor. Por isso, Jennifer de Paula, que é BBA e diretora da MF Press Global, preparou uma lista com 7 passos essenciais para um empreendedorismo eficaz em 2022. “Empreender também significa elaborar um bom plano de negócios para um futuro de sucesso e livre de problemas”, afirma.

Um plano de negócios nada mais é do que um arquivo onde todos os objetivos da empresa estão organizados em tópicos. De acordo com Jennifer, essa forma de montagem facilita a realização de metas e reduz os riscos de algo não sair como o planejado. “Assim, conseguimos analisar a ideia, visualizando se o serviço ou produto que você pretende investir tem potencial no mercado. Já que com o plano você também consegue verificar seus concorrentes e potenciais clientes”, explica. Para ela, o plano também possibilita a obtenção de orientações para expandir as empresas e um melhor entendimento por parte dos sócios, colaboradores e captação de recursos no geral, por isso seguir os 7 passos abaixo pode fazer uma grande diferença no seu negócio.

1- Defina seu negócio e pontue seu diferencial

“Comece identificando seu nicho, persona, onde vai atuar, com quais produtos ou serviços vai trabalhar e o principal: como e por quê você se diferencia de seus concorrentes”, aconselha Jennifer de Paula.

2 – Pesquise o mercado

De acordo com a especialista, analisar os concorrentes é importante, mas não o principal ponto. Sendo este, verificar o mercado atual e o que se está consumindo mais no momento e como você pode se incluir na disputa. “Não se esqueça de alinhar seu posicionamento no mercado”, pontua.

3 – Organize o marketing

Ter uma boa comunicação com o público e trazer consistência para a marca, além de servir como prova social, fará toda diferença. “Lembre-se dos 4P’s de produto, preço, praça e promoção do marketing e os defina com atenção”, declara Jennifer.

4- Mão de obra

O foco aqui é a organização de como as coisas devem acontecer. É importante definir a localização e estrutura física, a capacidade de produção, a equipe de atendimento e as metas a cumprir.

5- Controle financeiro

Jennifer acredita que os custos de investimento, as despesas estimadas, o capital de giro, o fluxo de caixa e o lucro devem ser cuidados com atenção. “Caso seja um ponto de dúvida para você, pense em ter na equipe um profissional da área”, sugere.

6- Pesquisa de cenário e pesquisa estratégica

A prevenção também é parte do dia a dia de um bom empreendedor. Com levantamentos é possível prever situações que possam interferir diretamente na sua empresa e pontuar quais ações estratégicas serão realizadas para melhorar o cenário.

7 – Revisão do plano de negócio

“A prática de avaliação do plano de negócio precisa ser feita tanto antes de dar o start inicial, como também de forma periódica para que sejam seguidas as atualizações que acontecerem em sua empresa”, aconselha.

Sobre Jennifer de Paula

Jennifer de Paula é graduada em BBA e Marketing, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.