Agência prestou esclarecimentos referente a mudança da carteira dos clientes Amil
A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS prestou esclarecimentos referente a nova mudança da carteira dos clientes Amil, adquirida pela operadora A.P.S. A transferência parcial da carteira da Amil foi autorizada em dezembro de 2021. Em 2 de janeiro de 2022 os beneficiários de planos individuais e familiares da Amil residentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, passaram a ser atendidos pela operadora A.P.S Assistência Personalizada à Saúde.
A Agência ainda informa que os tratamentos e agendamentos de consultas e exames devem ser mantidos. A mudança ou descredenciamento de clínicas e hospitais devem ser solicitados pela operadora de forma eletrônica, e que a depender do caso, o tempo de resposta é de 24 horas. E que em caso positivo de exclusão de prestadores a operadora deve comunicar aos beneficiários.
A comunicação aos consumidores se refere à substituição de entidade hospitalar, prevista no art.17, da Lei nº 9.656/98. A mesma deve ser comunicada com 30 dias de antecedência aos consumidores e à ANS.
A ANS diz que qualquer reclamação ou não cumprimento das garantias contratuais da operadora, os beneficiários devem entrar em contato nos canais de atendimento: Disque ANS – 0800 701 9656; Fale Conosco (acesse aqui); Central de Atendimento a Deficientes Auditivos – 0800 021 2105.
Controle Societário
A ANS não recebeu nenhum pedido de alteração societária para que qualquer pessoa ou grupo de pessoas assuma o controle da A.P.S. Caso receba, a reguladora diz que procederá com as análises pertinentes.
A agência confirma que a carteira pertence, neste momento, à APS, uma sociedade limitada e os termos dos seus contratos continuam os mesmos. E mesmo que venha acontecer alguma mudança no quadro social, os beneficiários seguirão com seus atendimentos normalmente.