Acionamentos do seguro residencial por eventos climáticos dispararam

Acionamentos do seguro residencial por eventos climáticos dispararam

Excesso de chuvas e vendavais impulsionaram reparos de danos por água e elétricos

Sabemi

A temporada de fortes chuvas e vendavais em diversas regiões do país impactaram os serviços prestados pelas seguradoras. Ao menos é o que indicam os números de acionamentos de coberturas e assistências do seguro residencial da BB Seguros em janeiro de 2022. Durante o mês, os reparos para danos elétricos corresponderam a 70,9% dos acionamentos feitos pelos clientes da seguradora, seguido por reparos causados por vendavais (16%) e danos por água (12,8%).

O Sudeste lidera, com 50,7%, os acionamentos feitos por danos elétricos. Os municípios com mais ocorrências estão localizados no estado de São Paulo: Campinas, Ribeirão Preto, Andradina e São Paulo. Já os danos causados por vendavais foram mais recorrentes na região Sul, responsável por 77,8% dos chamados. Os municípios com mais ocorrências foram Florianópolis e Joinville (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

“Embora os eventos climáticos sejam comuns no verão, temos observado uma temporada mais severa em relação às chuvas e vendavais em algumas regiões do país. Portanto, tais acontecimentos não deixam de ser considerados imprevistos, e esse tipo de situação pode ser minimizada quando se tem a proteção de um seguro contratado”, comenta João Fruet, diretor comercial da Brasilseg, uma empresa da BB Seguros.

Lançado em maio de 2021, o Seguro Residencial da BB Seguros oferece três opções de planos: Essencial, Prático e Total. Todos com coberturas para incêndio, queda de raio, explosão e fumaça, danos elétricos, danos por fenômenos naturais como ciclone, furacão, vendaval e granizo, danos por queda de aeronaves e impactos de veículos terrestres e a exclusiva cobertura por dados por água. O plano Essencial também oferece serviços de assistência, como chaveiro, eletricista, encanador, desentupimento, cobertura provisória de telhado e limpeza após sinistro.

No plano Prático o cliente conta também com cobertura para quebra de vidros, roubo e furto de bens mediante arrombamento. Já no plano Total, o segurado pode contar com todas as coberturas anteriores, além de despesas emergenciais para perda ou pagamento de aluguel e cobertura de responsabilidade civil familiar para danos não intencionais a terceiros, sejam eles materiais ou corporais, como ataque de animais domésticos, queda acidental de um objeto de um apartamento, bola quebrando uma vidraça, entre outros.

Conforme o plano escolhido, existem diversos serviços de assistências que auxiliarão nos imprevistos do dia a dia e também na manutenção do lar, como encanador, eletricista, chaveiro, desentupimento e conserto de geladeira. Manutenção de ar condicionado, montagem de móveis, personal organizer, limpeza de placa solar e instalação de fechadura eletrônica são alguns dos novos serviços incorporados ao produto.

Além das coberturas e assistências, no plano Total ainda é possível escolher, sem custo adicional, um dos benefícios premium: projeto de decoração de um cômodo feito por plataforma on-line, fechadura eletrônica ou assistente virtual. Desde dezembro de 2021 também é possível personalizar coberturas, de acordo com a necessidade de cada cliente (exceto as coberturas obrigatórias).