Aplicação em Alexa que explora recursos de Inteligência artificial da Amazon está no evento que acontece entre os dias 03 e 05 de março
A Guru de Seguros é uma aplicação em Alexa que explora recursos de Inteligência Artificial da Amazon. Ela terá lugar de destaque no 22º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, de 3 a 5 de março, em Campinas (SP). Desenvolvido pela Sistran Informática, em parceria de conteúdo com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), o novo produto será uma das atrações do evento. Os visitantes poderão explorar as funcionalidades e o potencial da Guru de Seguros no estande da ENS. O espaço terá 60 m² na Exposeg (feira de negócios que acontece simultaneamente ao congresso).
Os corretores de seguros terão a oportunidade de conhecer a tecnologia de ponta da Sistran, que implantou conversação natural via Alexa da Amazon. No evento, será possível ter uma pequena amostra do potencial da Guru, que traz conhecimento em seguros – produtos, coberturas, normas etc. Através de três funcionalidades iniciais: Perguntas e Respostas, Quiz (com níveis de dificuldade progressiva) e Curiosidades / Dicas do dia.
No futuro próximo, a assistente conversacional integrada aos legados das seguradoras vai auxiliar o corretor a monitorar o status das suas propostas, no controle de comissionamento a receber, renovação de apólices, além de possibilidades de abertura e acompanhamento de sinistros e outras funcionalidades operacionais.
Além de ser uma assistente que ajuda na produtividade do dia a dia, a Guru também contribui para disseminar a educação em seguros, apoiando a atuação dos corretores de modo a aprimorar a qualificação de suas abordagens, em múltiplos ramos. A evolução do produto prevê o progressivo desenvolvimento de conteúdo, cobrindo ao final a maioria das questões que podem aparecer na relação de um cliente com as corretoras e companhias de seguros. Dessa forma, será possível agilizar a explicação e, consequentemente, a contratação de garantias bastante específicas ou de ofertas complexas que envolvem produtos/coberturas combinadas.
As equipes da Sistran e da ENS estarão no estande aguardando a visita dos corretores. A cada dia haverá uma nova curiosidade no ar, incluindo sugestão de perguntas ao final, para incentivar o usuário a levar uma questão à Guru de Seguros. Assim, os corretores poderão ampliar seus conhecimentos e o alcance de seu trabalho, gerando maiores e melhores negócios. O uso é 100% gratuito: basta ter uma conta (também sem custo) na Amazon, podendo acessar a solução de mais de 650 dispositivos compatíveis, além de celulares e SmartTVs.
O desenvolvimento dessa aplicação (skill) durou cerca de um ano e meio, envolvendo equipe multifuncional nas áreas de pesquisa, TI, conteúdo e marketing. Segundo Marcio Paes, CEO da Sistran, a previsão é alcançar este ano 10 mil corretores de seguros, com milhares de acessos mensais.
“O Congresso Brasileiro dos Corretores será uma ótima vitrine para essa ferramenta de informação e de conscientização sobre a importância do seguro, bem como de fidelização dos usuários. Queremos contribuir para a disseminação da cultura securitária no País, por meio de um sistema de fácil utilização e grande apelo comercial”, afirma Paes.
O CEO da Sistran ressalta ainda que a Guru de Seguros é o primeiro assistente virtual conversacional para o corretor “high tech”, 100% focado no universo de seguros. Ela permite interações de negócios de qualquer lugar, ou seja, é possível conversar com a solução – a Guru, “turbinada” com recurso de AI, que entende o contexto falado e facilita a troca de informações, dispensando a necessidade de digitação.
Para o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, ao esclarecer aspectos importantes dos seguros, a ferramenta ajudará, por consequência, a ampliar a cultura securitária em todas as camadas da população. “Uma das missões da nossa Escola é difundir os benefícios do Seguro, mostrar o lado social desse valioso instrumento de proteção de vidas e bens. É justamente o que pretendemos com a Guru de Seguros, que nasceu para se tornar uma enciclopédia viva dos seguros, a insurepedia”, destaca.
Godoy afirma ainda que a Guru está na vanguarda da comunicação aplicada à venda de seguros, tema que será debatido em um dos painéis do evento e que terá a participação do executivo da ENS. “O corretor de seguros é o principal interlocutor do setor junto à sociedade, levando produtos ao consumidor e esclarecendo dúvidas. Portanto, pode se tornar um multiplicador da Guru de Seguros. Com o conteúdo que a ENS desenvolveu especialmente para a Alexa, este profissional conta com um parceiro de negócios, pronto para auxiliá-lo a um simples comando de voz”, conclui Godoy.