89 mil smartphones roubados em São Paulo em 2021: dicas na hora de contratar o seguro

Elevado número de ocorrências e expansão no número de aparelhos reforça importância de contar com proteção

Estima-se que 424 milhões de dispositivos digitais estejam em uso no Brasil, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em 2020. Especificamente sobre smartphones, a pesquisa aponta a existência de 234 milhões de celulares inteligentes em solo brasileiro.

E se cresce o número de dispositivos, cresce também o número de furtos e roubos deste tipo de aparelho.

Reportagem divulgada pelo jornal Folha de São Paulo no final de fevereiro indica que foram registrados mais de 89 mil boletins de ocorrência de roubos de celulares na capital paulista. O horário com maior incidência deste tipo de crime está concentrado entre 19h e 21h59min.

Esse panorama evidencia a importância de contar com um Seguro para Smartphone para não sair no prejuízo e ficar sem um item tão importante como o celular nos dias de hoje. Entre as principais garantias oferecidas pelas seguradoras estão as coberturas para Quebra Acidental, Roubo e Furto Qualificado (quando a vítima não percebe a perda do bem de imediato, mas existem rastros do ato). Entre algumas opções de coberturas adicionais existem proteções contra líquidos ou em território estrangeiro, por exemplo.

Algumas recomendações relevantes antes de contratar um seguro

É muito importante que o segurado conte com a consultoria especializada de um corretor de seguros profissional, que possua seu registro ativo na Superintendência de Seguros Privados (Susep). Assim, fica muito mais tranquilo para compreender os itens e situações em que haverá a garantia de indenização do bem por parte da companhia de seguros (ela também precisa possuir registro na Susep).

Geralmente, na ocorrência de um sinistro (como é chamado qualquer evento que ocasione a perda do bem segurado), as seguradoras exigem o registro de um boletim de ocorrência perante as autoridades competentes, se for o caso. As empresas ainda solicitam todas as informações sobre as circunstâncias relacionadas ao evento e algumas podem exigir a instalação de um aplicativo para inspeção e aceitação do risco. Na maioria dos casos pode existir a cobrança de franquia no processo de abertura do procedimento junto à seguradora.

É crucial ainda prestar atenção às carências para início da vigência da cobertura que pode variar de 15 a 30 dias. O prazo pode variar.

Não esqueça de guardar a documentação requerida e a nota fiscal do aparelho.

Riscos Excluídos do Seguro para Celular

Apesar da ampla gama de opções de contratos de seguro para smartphones Androids e iPhones, existem alguns riscos que não são cobertos pelas empresas de seguro. Neste caso estão inclusos atos de danos ou perdas causados direta ou indiretamente por guerra ou invasão ou em que os danos sejam de responsabilidade do fabricante ou provedor dos aparelhos, por exemplo.

Principais seguradoras deste segmento

Além da importância de compreender as cláusulas da apólice de seguro também é preciso atentar-se para a solidez, agilidade e benefícios proporcionados pela companhia de seguros antes de finalizar a contratação.

89 mil smartphones foram roubados em São Paulo em 2021 / Foto: Jenny Ueberberg / Unsplash Images
89 mil smartphones foram roubados em São Paulo em 2021 / Foto: Jenny Ueberberg / Unsplash Images

Chubb Seguros

Um dos destaques do mercado nacional de seguros é a Chubb – que pertence ao maior grupo segurador de capital aberto do planeta. Além disso, a companhia atua em parceria com o Nubank como garantidora das apólices emitidas através da plataforma de pagamentos digitais.

Liberty Seguros

As garantias para celulares da Liberty Seguros destacam-se pela parceria que a companhia possui com a operadora Claro para os seguros contratados diretamente nas lojas da operadora. A seguradora dá preferência pela reposição do bem por um item recondicionado que seja da mesma marca e modelo do bem segurado ou similares.

Pier Digital

A seguradora digital Pier trabalha com um modelo de seguro por assinatura, onde o segurado paga mensalmente no cartão de crédito e cancela quando quiser, sem multa. Há opções de cobertura para aparelhos sem nota fiscal, independente do tempo de uso em todo o território nacional.

Porto Seguro

A Porto Seguro é uma das companhias seguradoras mais respeitadas e confiáveis de todo o Brasil. Com o atendimento digital 24 horas é possível registrar o aviso de sinistro e acompanhar todo o processo digitalmente. O pagamento é facilitado e existem vantagens para clientes que contratam através do Cartão de Crédito Porto Seguro. Ao contratar, o segurado ainda adere ao programa de vantagens Porto Plus – que oferece descontos em produtos e serviços de diversas categorias.

Zurich no Brasil

A Zurich no Brasil destaca-se pelo foco na experiência do cliente e por proporcionar comodidade no processo de contratação ou na resolução de um sinistro. Além disso, o atendimento digital da Zurich conta com a assistente virtual Laiz e pelo Espaço Cliente.