Acordo prevê formação de nova estrutura com diversos serviços (incluindo toda divisão de assistência automotiva e residencial aos clientes da Porto)
A Porto concretiza mais uma etapa na sua jornada de diversificação dos seus negócios. A partir de um acordo entre a Porto Seguro Assistência e Serviços S.A. e a CDF Assistência e Suporte Digital S.A., a companhia apresenta ao mercado uma nova empresa de serviços com o que as duas marcas oferecem de melhor, como: amplo portfólio, excelente capilaridade, canais de vendas diversos e foco na qualidade do atendimento aos clientes (pessoa física e jurídica).
A Porto Assistência é referência no mercado de prestação de serviço com qualidade e confiança. A empresa conta hoje com mais de 4 mil prestadores de serviço, 2 mil socorristas, uma frota de 5,5 mil veículos — padronizados ou não — e atende cerca de 4,5 milhões de chamados por ano — divididos igualmente entre assistência automotiva e residencial oferecidas hoje aos segurados Porto, clientes Porto Faz e Reppara!. Toda essa infraestrutura se soma agora com a CDF, atualmente o maior marketplace B2B2C de serviços do Brasil, e que oferece serviços de assistência, instalação e manutenção presencial, além de suporte remoto para parceiros dos segmentos de varejo, telecomunicações, utilities, seguros e mercado financeiro.
A nova empresa, que será controlada pela Porto e irá concentrar todas as atividades das duas companhias, será uma das maiores redes de prestadores de serviços do país. A oferta de serviços terá cobertura em todos os estados e em mais de 3 mil cidades do país, atendendo clientes de diferentes segmentos e tamanhos e mantendo o histórico de excelência e elevada satisfação dos usuários da Porto e da CDF.
Para Marcos Loução, CEO da Porto Seguro Bank, esse acordo da frente de serviços da Porto com a CDF permite a criação de novos produtos de assinatura e recorrência com foco na geração de valor tanto para negócios B2B quanto B2C. “Com ampla oferta de serviços e ainda maior capilaridade fortalecemos a nossa estratégia de ter um ecossistema completo de soluções diversificadas. Já prestamos mais de 4,5 milhões de atendimentos por ano. Agora, poderemos expandir nossa atuação para outros mercados com clientes relevantes em varejo, telecom e instituições financeiras, destravando novas oportunidades de crescimento. Essas empresas poderão se diferenciar utilizando nossos serviços ao mesmo tempo em que fortalecemos nossas operações para continuar entregando a melhor assistência para o consumidor final”, afirma Loução.
A nova operação será liderada por Eugênio Staub Filho, executivo que atualmente é CEO na CDF e tem passagens por Gradiente, Goldman Sachs e Bank of America. “Estamos muito otimistas com a união entre a CDF e a Porto Assistência para criação de uma nova companhia, que já nasce com um papel protagonista no competitivo ecossistema de serviços do Brasil. Somando a escala, a experiência, a qualidade, a capacidade de gestão, a variedade de serviços e de canais de distribuição de ambos os lados, formaremos uma empresa forte, diversificada e, mais importante, obcecada pela satisfação dos usuários de nossos serviços. Dessa forma, estaremos prontos para crescer expandindo nossa base de clientes em diferentes canais de venda e segmentos”, pontua Staub Filho.
Qualidade em serviços
A Porto Assistência conta hoje com 4,2 mil prestadores de serviço e uma frota de 4,4 mil veículos padronizados. Além disso, a empresa conta com mais 2 mil socorristas e 1,1 mil veículos não-padronizados. Com esta capacidade, a empresa presta cerca de 4,5 milhões de serviços por ano, divididos igualmente entre assistência automotiva e residencial.
“Temos uma capilaridade incontestável, com uma ampla rede de prestadores que atuam de forma rápida e eficiente por todo o país. Para os clientes e segurados, nada muda. Continuaremos sendo uma referência em atendimento, com a qualidade e a confiabilidade da marca Porto”, afirma Loução.
Outra característica da Porto Assistência é o constante processo de inovação para utilizar sempre ferramentas e veículos que melhor atendem às necessidades dos clientes. A empresa desenvolve equipamentos a partir da experiência acumulada ao longo dos anos em campo. Além disso, desde 2008 os prestadores utilizam bikes elétricas para realizar os atendimentos. Em 2020, a empresa adquiriu e iniciou a operação do primeiro guincho elétrico do Brasil. Hoje a frota de elétricos conta com 50 bicicletas, uma moto, 5 caminhões e 16 carros que juntos já evitaram a emissão de 35,38 toneladas de CO2 em atendimentos.
A empresa ainda possui ampla experiência em realizar atendimentos em situações críticas. Foi, por exemplo, pioneira na preparação e utilização de uma moto aquática para operações de salvamentos durante alagamentos. Só neste ano, enviou suas equipes para operações especiais de socorro e assistência nos deslizamentos e enchentes que atingiram cidades da Bahia, Minas Gerias, Rio de Janeiro e São Paulo.
Todo este portfólio será complementado pela CDF, que possui uma vasta atuação de serviços que vão desde assistências e manutenções residenciais e automotivas (como encanador, eletricista, chaveiro, reboque e socorro mecânico), serviços de instalações de linha branca, linha marrom e impermeabilizações de estofados/colchões, até o suporte tecnológico, que consiste em uma central de especialistas 24h para facilitar a vida de seus usuários. Tais serviços já são vendidos em parceria com algumas das maiores empresas do país.
Além disso, a empresa possui tecnologia proprietária de ponta para fazer gestão de prestadores e também entregar uma experiência digital fluida e sem fricção aos clientes, além de contar com uma rede de parceiros comerciais consolidada em todo território nacional. Não à toa, a empresa registrou NPS (Net Promoter Score) de 81 em 2021, 1,3 milhões de serviços prestados no mesmo ano e conta com cerca de 7,7 mil prestadores de serviços em todo Brasil.
O acordo entre a Porto a e CDF será submetido à análise e autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).