Fenacor empossa diretoria com a presença de lideranças do setor e da política

Fenacor empossa diretoria com a presença de lideranças do setor e da política

Cerimônia de posse da diretoria eleita para o quadriênio 2022-2026 aconteceu nesta terça-feira, 31 de maio, em Brasília (DF)

A Fenacor realizou a cerimônia de posse de sua diretoria eleita para o quadriênio 2022-2026 na noite desta terça-feira, 31 de maio, em Brasília (DF). O evento foi prestigiado por lideranças do setor de seguros e do governo, entre elas o superintendente da Susep, Alexandre Camillo; o diretor-presidente Executivo da CNseg, Dyogo de Oliveira; o presidente do Conselho da CNseg, Roberto Santos; o presidente do Ibracor, Joaquim Mendanha; o deputado federal e presidente da ENS, Lucas Vergílio (SD-GO); o deputado federal e presidente do Solidariedade, Paulinho da Força; a deputada federal e coordenadora da bancada feminina, Celina Leão (PP-DF); o deputado federal, Luis Miranda (Republicanos-DF); o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Representando o Sincor-SP, participaram os membros eleitos: Manuel Matos, agora 1º vice-presidente da Fenacor; Boris Ber, vice-presidente Regional Sudeste, e Leonardo Elias, vice-presidente de Tecnologia e Inovação (confira abaixo a relação completa dos eleitos). Eles estiveram acompanhados de diretores do Sindicato, como Braz Romildo Fernandes e Edson Fecher.

A nova diretoria foi eleita em abril para exercer o mandato de 1º de junho de 2022 a 31 de maio de 2026. Foram escolhidos os membros efetivos e suplentes da Diretoria Plena e das vice-presidências de Representação, de Ouvidoria e do Conselho Fiscal, além dos delegados representantes da Federação junto à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os eleitos integravam a chapa única “Seriedade, Trabalho, Desenvolvimento e Futuro”. Participaram da eleição 22 sindicatos filiados votantes, seguindo os termos do edital de convocação da Assembleia Geral Ordinária Eleitoral.

Armando Vergílio, presidente reeleito da Fenacor, declarou que aproveitava a presença de expressivas lideranças políticas e do alto comando do setor, além do órgão regulador e de supervisão, para reafirmar: “Estamos prontos para ajudar o Brasil a retomar o crescimento econômico em bases sólidas, com reflexos importantes na geração de empregos, na produção das indústrias, na venda do comércio, no setor de serviços. Tudo isso com o selo de garantia e de proteção que somente este mercado pode oferecer, porque esta é sua atividade fim, a sua missão, o seu foco”, disse.
Segundo ele, o setor tem as principais ferramentas para cumprir essa missão. “Primeiro, porque somos os maiores investidores institucionais deste País, com reservas que ultrapassam a marca de R$ 1 trilhão. Além disso, oferecemos todas as garantias e proteções necessárias para os investimentos, a conclusão das grandes obras, para o amparo à saúde e à vida da população e à formação de reservas previdenciárias que possam garantir um futuro tranquilo para todos”, explicou.

“O seguro está presente nas 24 horas do dia de cada cidadão brasileiro e de nossas empresas. Contem conosco, especialmente com os mais de 120 mil corretores de seguros extremamente qualificados e com pleno conhecimento do que o mercado pode oferecer e que atuam em cada um dos mais de 5 mil municípios, oferecendo a assessoria, a consultoria e a tranquilidade necessárias para nossa sociedade”, defendeu.

Armando Vergílio exemplificou que foi assim ao longo da pandemia, quando ninguém deixou de ser atendido, amparado e protegido. “A mão estendida pelos corretores e seguradoras, mesmo que por meio remoto, levou tranquilidade e conforto à população na mais grave crise da saúde pública dos últimos 100 anos. Por iniciativa da Fenacor, rapidamente abraçada pelas seguradoras, foram pagas mais de 170 mil indenizações a vítimas ou a seus beneficiários nesses dois anos de pandemia, mesmo quando as condições contratuais excluíam ou não previam a cobertura. Foram mais de R$ 25 bilhões de indenizações pela Covid-19”, ressaltou, apontando essa como a maior e mais relevante ação de proteção social organizada de forma espontânea por um segmento econômico desde o início da pandemia.

O superintendente da Susep reforçou a importância do diálogo com o mercado. “É uma alegria interagir com o mercado. É dessa forma que a gente consegue construir o que desejamos, sempre ouvindo os anseios do setor e, neste caso, dos corretores de seguros”, declarou.

Roberto Santos destacou que acredita no profissional da corretagem de seguros como canal mais eficiente para a distribuição das soluções desenvolvidas pelas companhias seguradoras. “À frente da empresa que dirijo e da entidade do qual sou presidente do Conselho Diretor, temos muito orgulho de trabalhar com essa categoria para construir um mercado ainda maior, com o reconhecimento e respeito que o setor merece”.

Dyogo Oliveira citou a importância do seguro DPVAT e se colocou à disposição para apoiar e promover a articulação das demandas do setor em conjunto com a Fenacor. “O DPVAT é o maior e melhor seguro social do mundo e, infelizmente, caminha para a situação de falta de cobertura”.

O governador do DF também se colocou à disposição para atender demandas do segmento que conta com 200 mil corretores pelo País todo e luta pela autorregulação e uma nova discussão sobre o seguro DPVAT. “Da minha parte, conto com vocês todos nessa caminhada que estamos empreendendo e quero colocar à disposição o gabinete”, garantiu.

O presidente da Câmara também se disponibilizou: “A Câmara dos Deputados sempre estará aberta ao setor que emprega muito e gera muita riqueza, que cuida dos bens mais preciosos da população”, disse.

Veja a composição da nova diretoria:

Diretoria Plena:
Presidente – Armando Vergilio dos Santos Júnior;
1º Vice-Presidente – Manuel Dantas Matos;
2º Vice-Presidente – Lucas de Castro Santos (Lucas Vergílio);

Vice Presidente Administrativo – Maria Filomena Magalhães Branquinho;
2º Vice-Presidente Administrativo – Carlos Alberto Valle;

Vice-Presidente Financeiro – Robert Bittar;
2º Vice-Presidente Financeiro – Érico José Melo Nery;

Vice-Presidente de Benefícios e Patrimônio – André Luiz Araújo Thozeski;
Vice-Presidente de Relações Institucionais – Arnol Lemos Filho;
Vice-Presidente de Relações Com o Mercado – Cláudia Gerlane Cândido Diniz;
Vice-Presidente de Comunicação – Gustavo Pereira Lima Bentes;
Vice-Presidente de Tecnologia e Inovação – Leonardo Elias Moreno da Silva;
Vice-Presidente Técnico – Paulo Fernando Mattar;
Vice-Presidente de Marketing e Eventos – Stênio Max Fernandes de Freitas;
Vice-Presidente Regional Centro-Oeste – José Cristovão Martins;
Vice-Presidente Regional Nordeste – Edmílson Ribeiro Silva;
Vice-Presidente Regional Norte – Luiz André Moraes Santos;
Vice-Presidente Regional Sudeste – Boris Ber;
Vice-Presidente Regional Sul – Ricardo Albino Ferreira Pansera;

Vice-Presidente de Ouvidoria – Jair Antônio Martins Fernandes;
2º Vice-Presidente de Ouvidoria – Jair da Conceição.

Vice-Presidentes de Representação – Adauto Ornilo de Farias Neto, Afonso Luiz Coelho Filho, Erico Leonardo Pereira Parente, Gustavo Henrique Olímpio da Silva, Jackson de Melo Prata, José Fernando Bairros Faracco, José Rômulo da Silva, Josimar Antunes Ribeiro, Marcus Vinícius Melo de Arruda, e Vinícius de Araújo Porto;
2º Vice-Presidentes de Representação – Antônio Carlos Batista da Rocha, Auri Bertelli, José Alexandre Cid Pinto, Maria Margarete Braga Serra, e José Luiz Soares de Souza;

Conselho Fiscal: Efetivos – Cláudio Simão, Edvan Gomes de Vasconcelos e Juvenal Ribeiro Vilanova; Suplentes – Alberto Célio Cotrin Leite, Antônio Ferreira Mota de Albuquerque e Ronaldo Evangelista Caland.
Delegados Representantes junto à CNC – Efetivos – Armando Vergilio dos Santos Júnior e Dorival Alves De Sousa; Suplentes – Ricardo Albino Ferreira Pansera e Alderi Alves De Moura.

Fonte: Comunicação Sincor-SP