Europ Assistance Brasil reforça foco no conceito de cuidar, valorizar e desenvolver

Europ Assistance Brasil reforça foco no conceito de cuidar, valorizar e desenvolver

Signatárias da ONU Mulheres Brasil, empresa apoiou o Lady Diamond Club, evento voltado à proteção e valorização da mulher

Cuidar, valorizar e desenvolver são atributos indispensáveis do empreendedorismo contemporâneo e são também os pilares estratégicos da empresa Europ Assistance Brasil (EABR), que apoiou o Lady Diamond Club, fundado pela jornalista e publicitária Debora Aguillar. O encontro de empreendedoras ocorreu em São Paulo com foco na proteção e valorização da mulher. Posicionar a mulher como protagonista do mercado, do negócio, do seu nicho de atuação, da sua própria capacidade e potencialidade é parte da rotina da empresa.

Desde 2020, a EABR é uma das 300 empresas signatárias da ONU Mulheres Brasil, célula da Organização das Nações Unidas criada em 2010 para promover a defesa dos direitos humanos das mulheres. A atuação da companhia nessa causa já vem sendo reconhecida pelo mercado, o que a tornou uma das reconhecidas pelo GPTW Mulher, compondo o Ranking das Melhores Empresas para Mulheres Trabalharem em 2022.

“Para nós da EABR é muito importante apoiar eventos como este, o Lady Diamond Club incentiva mulheres a encontrarem a sua melhor versão. Isto é recente no mundo corporativo, reunir mulheres e empresas em um ambiente cooperativo abordando temas de responsabilidade social, como o feminicídio e como as mulheres e suas empresas podem contribuir para uma sociedade mais inclusiva através da troca de experiências”, afirmou a diretora de Recursos Humanos da EABR, Marcia Lourenço.

Segundo ela, esse tipo de encontro vai além do networking, de conhecer outras histórias e saber onde seu negócio pode suportar o negócio do outro. “Tem essa questão de suportar uma causa, e toda empresa que apoia este tipo de ação tem um propósito, o nosso é o ‘care’, é o cuidado, é a assistência. Tem muito match, tem tudo a ver com o encontro”, afirmou.

A gerente de Qualidade e Atendimento da Europ Assistance Brasil, Amanda Ruzene, acrescentou que no Brasil ainda é difícil para a mulher conquistar seu espaço no mercado de trabalho com o machismo estrutural que existe na sociedade. “Para fazer parte disso temos que mostrar muito mais força do que imaginamos como mulher e, como a Márcia disse, puxar cada vez mais as mulheres para cima para conquistar seus espaços, conquistar seus lugares e dar voz às mulheres dentro das organizações no mundo executivo”, disse.

Amanda avaliou que o mundo corporativo precisa de mais espaços, como o encontro promovido pelo Lady Diamond Club, onde empresas como a Europ Assistance Brasil possam mostrar que cuidar e valorizar a mulher contribuem para o desenvolvimento econômico e social. “A EABR é um lugar que pertence à mulher, um lugar de pertencimento, que dá espaço para a mulher, para ela ser mãe, mulher, profissional, cuidar das pessoas que trabalham com ela. Com certeza esse tipo de evento faz parte do que a gente acredita como pertencimento do mercado de trabalho”, afirmou.

“A importância na área comercial é buscar, mostrar a marca, mostrar nossos serviços, fazer networking, ter conhecimento, ter outras visões de outros mercados nos quais eventualmente a gente ainda não tenha entrado”, acrescentou Rita Graziano, especialista comercial de Novos Negócios da Europ.

‘Care’

Apoiadores do Lady Diamond Club desde 2020, com a pandemia, a Europ Assistance Brasil, que é uma empresa sempre atenta ao ‘care’, tem intensificado as ações de apoio às mulheres dentro e fora da organização. Em 2020, atenta aos dados divulgados pelo IBGE, segundo os quais 11 milhões de mulheres exercem sozinhas a função de chefe da família no Brasil, a EABR apoiou um projeto junto aos colaboradores e o resultado foi a distribuição de cestas básicas a 364 famílias de comunidades do Rio de Janeiro em que as mulheres são a única fonte de renda do lar.

Através das leis de incentivo fiscal, a empresa também apoia projetos sociais em prol das mulheres, como a peneira para jovens jogadoras de futebol e, no último ano patrocinou o Brasil Ladies Cup, campeonato de futebol feminino dos principais clubes do país.

 

Valorizando as pessoas

A Europ Assistance Brasil, em sua essência, é uma empresa que cuida e valoriza as pessoas, investindo no desenvolvimento contínuo por meio de inúmeras iniciativas e a criação de um ambiente de trabalho transparente, colaborativo, que proporciona autorrealização e crescimento. A valorização da diversidade é um dos seus diferenciais, assim como a construção de um ambiente igualitário, participativo e livre de barreiras.

A companhia investe em vários programas para reforçar a importância da contribuição das pessoas para a evolução dos negócios, numa cultura que respeita a singularidade, promovendo um ambiente de trabalho em que cada um se sinta valorizado, respeitado e apoiado.

Oportunidades de desenvolvimento e carreira são fornecidas a todos os colaboradores. Para que as pessoas estejam aptas para novos desafios, a empresa investe fortemente na capacitação e desenvolvimento, com diversos programas internos e externos. A EABR faz parcerias com entidades renomadas de formação acadêmica, propiciando o acesso aos melhores conteúdos da atualidade.

O grupo disponibiliza aos colaboradores uma plataforma ampla de cursos enfatizando o “reskilling” e “upskilling”, possibilitando a preparação dos colaboradores para os desafios da transformação digital. A empresa tem um programa chamado Academia Corporativa, no qual subsidia financeiramente cursos de graduação e pós-graduação aos colaboradores com ótimos desempenhos de operação.

No que tange às políticas de remuneração, a Europ Assistance tem como objetivo garantir equidade e equilíbrio dos níveis salariais em relação a cargos, sem nenhum tipo de distinção, amparado por pesquisas de mercado e equidade interna. O grupo EABR tem como prática periódica a verificação de possíveis diferenças salariais entre os gêneros e, caso existam, há planos de ação para corrigir isso.