Levar a proteção do seguro a 185 milhões de brasileiros que não possuem quaisquer coberturas, provendo soluções adequadas para atender às necessidades dessa parcela gigantesca de cidadãos que está fora do universo do seguro. Essa foi a reflexão que permeou as discussões da segunda edição da Maratona da Inovação em Seguros, promovida pelo Jornal do Seguro (JRS), no dia 18 de agosto, em São Paulo. O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) esteve presente contribuindo com os debates.
“Muitas das vezes inovar é fazer o básico. Simplificar os produtos e a distribuição de seguros para que a população tenha acesso à proteção. As ferramentas digitais contribuem nesse processo. Não vão substituir os corretores de seguros, mas podem certamente ser utilizadas como aliadas. Cabe aos profissionais se capacitarem para atender ao chamado desse novo cenário”, avalia o presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello (foto) que integrou o painel “O novo mercado de seguros”, com os dirigentes do CVG-RS, Andréia Araújo; do ISB Brasil, Joceli Pereira; e do CVG-SP-, Marcos Kobayashi.
A presidente do ISB Brasil lembra que é necessário, em primeiro lugar, ouvir o que o consumidor tem a dizer. “Nesse sentido fizemos uma pesquisa para levantar as necessidades do cliente e entender como o seguro pode chegar a mais brasileiros. Nosso papel é fortalecer a cultura do seguro no Brasil”.
Andréia Araújo, presidente do CVG-RS e vice-presidente do CVG-SC, acredita que o segredo está em fazer bem-feito o simples. “A transformação digital veio para ficar. Presenciamos isso na pandemia. Os agentes do mercado precisam estar em constante evolução, sempre tendo em vista as demandas do segurado”.
Marcos Kobayashi, presidente do CVG-SP, aponta que as seguradoras tendem a seguir o caminho da personalização para atender “clientes exigentes, que não querem produtos de prateleira. O corretor, por sua vez, deve aproveitar as oportunidades de qualificação e se tornar um profissional mais consultivo”.
A segunda edição da ‘Maratona’ teve a presença de 300 profissionais do setor de seguros e contou com painéis que discutiram o futuro do setor, tendências e caminhos para aprimorar a experiência e a satisfação dos segurados. Outro destaque da programação foram os cases de sucesso sobre soluções inovadoras à indústria de seguros.O encontro foi transmitido pelo Canal do JRS no YouTube – alcançando, na média, 1,3 mil espectadores por hora (no streaming ao vivo), chegando a aproximadamente quase 9 mil pessoas, segundo a organização do evento.
“Agradeço ao JRS, nas pessoas da CEO, Júlia Senna, e do repórter e correspondente em São Paulo, William Anthony, pelo convite feito ao CSP-MG para participar deste evento tão enriquecedor. Parabéns pela trajetória de 22 anos ininterruptos cobrindo o mercado e produzindo informação de qualidade para o setor e para a sociedade”, finaliza o presidente do Clube, João Paulo Moreira de Mello.