Facetas dentárias: intervenção estética do sorriso possui prós e contras

Um dos procedimentos odontológicos do momento são os implantes de facetas dentárias. Aumentou-se a oferta no mercado de clínicas e profissionais especializados em fazer a aplicação desse tipo de implante, motivando muitas pessoas a procurar entender melhor sobre a intervenção estética. Dentre as vantagens prometidas, estão a transformação do sorriso, com a melhora do alinhamento e tamanho dos dentes, a restauração do brilho e da coloração mais branca. Apesar de os resultados serem surpreendentes, o procedimento não é livre de riscos. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre o tratamento e os cuidados necessários para sua manutenção.

No Brasil e no mundo, tem crescido o número de pessoas adeptas às facetas dentárias. O procedimento, que visa corrigir falhas nos dentes e proporcionar um sorriso mais harmônico, é um sucesso entre blogueiras, influenciadores digitais e celebridades, que expõem nas redes sociais e em telas de TV e cinema os seus dentes perfeitos, obtidos por meio da intervenção.

Os materiais mais indicados para a fabricação das facetas são porcelana e cerâmica. Essas substâncias, que na odontologia são semelhantes, possuem uma série de vantagens sobre outros materiais, como a resina encontrada em tratamentos de faceta dentária e também de lente de contatos. Por conta da resistência da porcelana e cerâmica, o procedimento costuma ter um resultado mais satisfatório e duradouro.

As facetas dentárias, quando feitas de porcelana ou cerâmica, costumam manter o brilho e a coloração branca por mais tempo, além de serem capazes de cobrir com maior eficácia dentes manchados e escurecidos. Outro ponto determinante para o seu sucesso é a possibilidade de corrigir dentes quebrados, preencher o espaço entre dentes (diastemas) e fornecer dentes mais proporcionais.

Como a resistência e a durabilidade das facetas dentárias são superiores a de outros tratamentos semelhantes, a probabilidade de aparecer problemas diversos como infiltração nos dentes, maior sensibilidade, cáries, fraturas ou quebra das facetas é muito menor. Por isso, esse tipo de intervenção oferece menos riscos e é indicado para um maior conjunto de casos.

Apesar de a durabilidade do procedimento ser maior, ele não é isento de cuidados, manutenção e riscos. Durante a realização do procedimento, são instalados laminados sobre os dentes, e, para que a implantação seja feita, é necessário haver um desgaste dos dentes. O desgaste, que é um fator determinante para o processo, é irreversível, sendo uma das maiores preocupações daqueles que procuram pesquisar sobre o procedimento e exalta a necessidade de realizar o tratamento com um profissional capacitado, a fim de minimizar erros e o risco de um resultado insatisfatório.

Todo esse processo, de preparo dos dentes e da aplicação, torna o procedimento complexo, exigindo do odontologista expertise no tema, além de cuidado e atenção durante o tratamento. A complexidade do procedimento e qualidade do material influenciam no preço do procedimento, encarecendo o mesmo.

Apesar de a resistência e a durabilidade das facetas de porcelana ou cerâmica serem elevadas, isso não significa que a manutenção não é necessária. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) ressalta a importância de realizar consultas periódicas ao dentista para uma avaliação do estado de conservação das facetas dentárias.

Essa consulta de avaliação é muito importante para identificar problemas precocemente e iniciar o tratamento adequado antes de eles se tornarem uma dor de dente maior ou que acarrete na perda dentária. Durante a avaliação, será investigado se há descolamento do laminado, infiltração de cáries, se há algum risco de fratura, inflamação na gengiva ou se há uma hipersensibilidade do dente, por exemplo.

A Associação Brasileira de Odontologia, ainda, alerta que todo procedimento de restauração dos dentes (inclusive, a aplicação de facetas dentárias) exige uma substituição futura. Durante esse processo, de correção das unidades que apresentam danos e que precisam ser reparados, será necessário um novo desgaste dos dentes, tornando o processo bastante delicado, sendo imprescindível um maior cuidado e atenção do odontologista encarregado da manutenção. (Foto: Divulgação istock)