Imóveis adquiridos com o intuito de aluguel por temporada são um excelente negócio e permitem que o proprietário disponibilize um local para que visitantes possam curtir viagens por curtos períodos de tempo, sem a necessidade de aluguéis longos ou contratos mais complexos. Justamente pela utilização ser feita por indivíduos diversos, ter um fluxo grande de pessoas e muitas vezes serem utilizadas apenas em temporadas específicas, as casas ficam suscetíveis a diversos problemas de mau uso, estruturais ou mesmo acidentes. Por isso, ter um seguro residencial para esse tipo de imóvel garante que problemas sejam solucionados sem colocar a mão no bolso, deixando a renda ainda maior.
Tratando-se de residências feitas para aluguel, o proprietário tende a decorar o local de forma bastante agradável e com estilos específicos de acordo com a localização, por isso escolher um plano de seguro que abrange acidentes e danos causados pelos inquilinos é uma maneira de garantir que possíveis danos ao local não sejam de grande prejuízo. Garantir que os bens do interior do imóvel sejam colocados no seguro permite mais tranquilidade em oferecer o serviço de aluguel.
Também é preciso pensar na possibilidade de danos causados à infraestrutura do imóvel. Para esses casos, é preciso buscar seguros que garantem a proteção em diversos cenários: desde desastres naturais, como quedas de árvores ou enchentes, até acidentes como incêndios ou danos nas paredes e nos pisos deixados pelos hóspedes.
Alguns tipos de seguros também oferecem garantia ao hóspede em caso de acidente na propriedade, facilitando a relação e possível indenização entre locatário e inquilino. Nesses casos, é preciso ficar atento às cláusulas disponíveis sobre a responsabilidade civil no momento de contratar a seguradora. Casas com escadas, piscinas ou outros serviços externos precisam de seguros que incluam também o quintal.
Na hora de escolher o plano ideal, é preciso levar em conta o uso do imóvel. De modo geral, as propriedades localizadas em áreas litorâneas, como casas em Niterói, por exemplo, costumam ser utilizadas em temporadas específicas, por isso a importância do seguro aumenta, já que nem sempre os problemas poderão ser visíveis pelo proprietário ou hóspede. Canos estourados, problemas elétricos, infiltrações ou telhas danificadas podem ser notados depois de algum tempo. Garantir que o local esteja protegido quando não está em uso é a certeza de não ter gastos extras no futuro.
Por fim, para garantir que o imóvel permaneça protegido e sem gastos extras, o seguro residencial precisa oferecer também o serviço de atendimento ao cliente de forma rápida e eficaz; dessa forma, tanto o proprietário quanto o inquilino não precisarão se preocupar com soluções de problemas na propriedade. (Foto: Divulgação istock)