Seguradoras oferecem auxílio para vítimas da chuva no Litoral Norte de São Paulo

O feriado de Carnaval em São Paulo ficou marcado pelas tragédias causadas pelas fortes chuvas no Litoral Norte. Foram registradas pelo menos 40 mortes, sendo trinta e nove delas em São Sebastião e 1 em Ubatuba. O volume de chuvas registrado foi o maior em 24 horas na história do país, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume que caiu em Bertioga, 683 milímetros acumulados no período, é o maior registro do sistema até o momento. Na tragédia de Petrópolis, em 2022, foram registrados 534,4 milímetros. Já o recorde do Inmet, de 1991, da cidade de Florianópolis, é de 404,8 mm em 24 horas.

 

Além das vítimas fatais, dezenas de habitantes ficaram desabrigados após terem as suas casas destruídas pelos desabamentos. Pensando nisso, diversas seguradoras, como a Tokio Marine, HDI Seguros e Porto Seguro se mobilizaram em favor dos moradores das regiões afetadas.  Confira a seguir o que cada seguradora forneceu para o auxílio da população:

 

Tokio Marine

Sensibilizada com a situação e ciente de sua responsabilidade social, a Tokio Marine Seguradora adotou uma série de ações para ajudar seus clientes e a população do Litoral Norte de São Paulo, região atingida por fortes chuvas neste final de semana. Além de medidas emergenciais, como remoção de veículos avariados para a cidade de São Paulo, a companhia também vai agilizar o processo de sinistros para efetuar o pagamento imediato das indenizações.

Entre as ações já implementadas pela Seguradora estão:

  • Envio de água e alimentos não perecíveis para as cidades atingidas;
  • Transporte de veículos avariados para São Paulo por meio de uma plataforma que comporta até três carros por vez;
  • Envio de dois caminhões e uma cegonha da base de apoio em São José dos Campos para o Litoral Norte com capacidade de transporte de até oito veículos;
  • Envio da base de Caraguatatuba de um caminhão-cegonha que comporta até 12 veículos para remoção dos carros até a capital;
  • Disponibilidade de pátio para recebimento dos veículos danificados;
  • Vistoria local dos veículos alagados.

 

HDI Seguros

A HDI Seguros já implementou algumas ações. Dentre elas, destacam-se:

  • Reforço e disponibilização da equipe de atendimento 24h, com estrutura especial, incluindo mais guinchos enviados para a região do litoral norte de São Paulo;
  • Atendimento a todas as solicitações de clientes. Neste caso, a seguradora também está prestando auxílio aos não clientes, com o deslocamento dos veículos para local seguro para que os proprietários tenham condições de solicitar atendimento a suas seguradoras;
  • Remoção dos veículos para os pátios dos prestadores de serviço para a realização de inventário e realização de fotos;
  • Priorização de todos os casos na regulação de sinistro, com time reforçado para analisar cada um deles. Alguns dos membros da equipe serão deslocados para a região. Além disso, a HDI acionará a rede de terceiros especializados para agilizar as regulações e as indenizações;
  • Assim que tiver acesso a todos os veículos, os mesmos serão avaliados e aqueles com acesso rápido serão imediatamente direcionados para reparo.

 

Porto Seguro

A Porto Seguro – vertical de seguros da holding Porto – intensificou cuidados e atendimentos aos municípios do litoral norte de São Paulo. A empresa criou duas bases, situadas no quilômetro 40 da Rodovia Anchieta e na Riviera de São Lourenço, erguidas em caráter emergencial e sem previsão de encerramento de atividades. As operações estão ocorrendo em São Sebastião, Guarujá, Bertioga, Maresias, Juquehy e contam com o suporte de mais de 25 profissionais na administração da operação.

No sábado (18.02), primeiro dia de intensificação das chuvas, mais de 60 viaturas foram enviadas para os locais afetados. Até essa segunda-feira (20.02), 135 viaturas foram destinadas aos litorais sul e norte, dentre elas, veículos especiais aquáticos (marruás e moto aquática), guinchos e pick-ups. “Neste momento, estamos atendendo aos segurados e aos não-segurados, considerando a urgência humanitária que as chuvas ocasionaram no trecho litorâneo. Manteremos esse modelo de atuação enquanto houver necessidade e a situação não for dada como encerrada pela Defesa Civil”, destaca Rivaldo Leite, CEO da Porto Seguro.

Até o fim de segunda-feira (19.02), a Porto Seguro atendeu 546 acionamentos, sendo 322 somente no domingo. Em um dia regular, a média diária é de 70 acionamentos. Dado o cenário, a companhia reforçou a estrutura para agilizar todas as etapas de abertura e acompanhamento de tais serviços. Quando necessário, os retornos estão ocorrendo em menos de 24 horas. A empresa foi, então, acionada devido a ocorrências com automóveis, havendo também um time de plantão para responder por situações relacionadas à residência e vida.

 

Fonte: CQCS