Opinião: Tragédias no litoral paulista mostram a importância de ter os seguros em dia

As fortes chuvas que aterrorizaram os moradores do Litoral Norte de São Paulo neste final de semana, são o tipo de evento extremo que ninguém está preparado para sofrer. Alagamentos, bloqueios de estradas, soterramentos, mortes, casas e carros destruídos são apenas alguns dos episódios que a população vivenciou durante o feriado de carnaval.

 

Assim, as atenções se voltam novamente para as seguradoras. Mais de 15 seguradoras foram chamadas para combater os desastres, reduzir os danos sofridos pelos moradores e os auxiliarem. O seguro auto se destaca, com pelo menos 3 mil acionamentos desde o dia 19 desse mês. Logo em sequência, os seguros de casa e vida são os principais serviços solicitados diante da situação do litoral paulista. A base de comparação, a Porto Seguro, líder no mercado auto e uma das seguradoras que integra as operações especiais, informou que, até o fim de segunda-feira, atendeu 546 acionamentos, dos quais 322 somente no domingo. De acordo com a seguradora, em um dia regular, a média diária é de 70 acionamentos.

 

Com isso, fica cada vez mais claro que, por mais que ninguém queira ter que chegar ao ponto de acionar o seguro, é extremamente necessário ter um plano para os imprevistos que podem acontecer no dia-a-dia. Como este é um momento de crise, as seguradoras não estão ajudando apenas segurados, mas sim toda a população necessitada. Os canais de comunicação foram abertos para todos os públicos e não foram poupados esforços para proteger as pessoas.

 

Porém, esta é uma exceção aberta por conta da magnitude dos acidentes. Se as empresas não estivessem apoiando a população que não é segurada, a situação atual do Litoral Norte seria totalmente diferente. Já os que contam com seguro, terão a “tranquilidade” de serem auxiliados e também indenizados pelo sinistro da situação. O sinistro representa um acidente, um acontecimento inesperado, que está coberto conforme a apólice e, caso esteja especificado, se torna uma indenização para o segurado.

 

A cobertura para veículos atingidos por alagamentos e inundações inclui os casos de veículos guardados em subsolo. As seguradoras disponibilizam diversos planos de seguros, mas o seguro compreensivo, aquele popularmente chamado de seguro total, é o que garante cobertura securitária para submersão parcial ou total do veículo em água doce, proveniente de enchentes ou inundações. Essa cobertura se aplica inclusive nos casos de veículos guardados em subsolo, além da queda de árvores e de muros sobre o automóvel.

 

Por fim, casos como esse demonstram que sempre podemos ser surpreendidos quando menos esperamos, e que, quem conta com seguradoras para proteger os seus bens mais importantes, pode dormir tranquilo sabendo que não irá perder tudo que possui sem receber ao menos uma indenização devida. Imprevistos acontecem de uma hora para a outra, e devemos sempre estar preparados para eles.

 

Por Rafael Miera, jornalista da Revista Seguro Total.