Ele é considerado o maior evento de inovação em seguros da América Latina. A devida comprovação aconteceu durante dois dias (25 e 26 de julho) no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. O CQCS Insurtech & Innovation 2023 teve uma apresentação de gala, discutiu temas relevantes para o mercado de seguros, com apresentações no Plenário e em seis salas simultâneas, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais.
O cálculo final impressiona: 2.452 pessoas foram inscritas. O número de palestrantes ultrapassou a uma centena – mais precisamente 144 – distribuídos em 48 painéis. Catorze keynotes deram brilho especial ao evento. Seguradoras, insurtechs, investidores, prestadores de serviços tecnológicos, corretores e distribuidores de seguros, que têm interesse no desenvolvimento de negócios com foco na inovação, marcaram presença. Autoridades de algumas maiores companhias do País participaram dos painéis e recepcionaram corretores e convidados em seus estandes. O CQCS Insurtech & Innovation reuniu 73 patrocinadores em sua órbita.
Na abertura, o fundador do CQCS, Gustavo Doria Filho, homenageou personalidades célebres do mercado com uma placa. As seis salas foram batizadas com seus nomes. Em seguida, o presidente do Grupo Bradesco Seguros, Ivan Gontijo, o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, e o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, teceram suas considerações iniciais na Plenária. Aquele auditório também recebeu alguns dos maiores nomes do seguro internacional que ministraram palestras revelando experiências inovadoras desencadeadas no mundo.
“Inovação é feita de colaboração”, já adiantou Gustavo Doria. Ações integradas que transformam o dia a dia das companhias, aceleram o trabalho do corretor de seguros e oferecem uma jornada diferenciada ao consumidor deram o tom de todas as abordagens, cujos protagonistas – CEOs, executivos de seguradoras e líderes de insurtechs – dividiram o tempo revelando métodos, sugerindo novas aplicações com forte matiz tecnológica. “Digitalização dos processos é um caminho sem volta”, preconizou um dos palestrantes. Na ampla área de exposição, networking e troca de experiências aconteceram numa atmosfera de cumplicidade e parceria – aliás muitas parcerias entre entes do mercado aconteceram ali. Veja na edição 235 de Seguro Total a cobertura completa do evento.
Por Carlos Alberto Pacheco