Amazon e seguros cibernéticos: como a gigante de Jeff Bezos promete revolucionar mercado

Novo projeto vai agilizar processos e tornar contratação mais rápida e eficiente

O mundo digital é hoje, se não o principal, um dos principais meios para existir no mundo dos negócios. Não à toa, as redes sociais desempenham um papel crucial para o funcionamento das marcas para alcançar públicos, aproximar-se dos clientes e até para vender os próprios produtos. É quase impossível ver uma empresa que não esteja presente no digital com um site, rede social, loja e-commerce ou qualquer outro veículo. O futuro chegou, e, com ele, o mundo digital.

E, pensando nisso, a Amazon decidiu lançar um novo produto que promete ser tendência pelos próximos anos: um seguro cibernético, que promete proteger de possíveis riscos e garantir o bom funcionamento da empresa.

Mas, afinal, o que é um seguro cibernético?

Os seguros cibernéticos nada mais são do que um tipo de proteção que tem a intenção de proteger pessoas físicas e pessoas jurídicas de possíveis ataques ou incidentes cibernéticos, como vazamento de dados, ataques de hackers, phishing, etc. De modo geral, esses ataques acontecem por falta de módulos de proteção de segurança, que são essenciais principalmente para proteger dados sensíveis: cartão de crédito, dados pessoais e senhas, por exemplo.

Um ataque cibernético bastante comum é o ransomware (extorsão digital), em que um invasor bloqueia o acesso de usuário de um dispositivo. O invasor só libera os dados após um pagamento online – e esse é um dos principais golpes em empresas, principalmente em empresas pequenas que muitas vezes não acreditam ser alvos de invasores e hackers.

Nesse sentido, os seguros cibernéticos ajudam a evitar que golpes do tipo aconteçam, protegendo você e a sua empresa. Algumas das coberturas dos seguros cibernéticos são:

  • Responsabilidade por dados corporativos ou dados pessoais vazados;

  • Restauração de dados afetados;

  • Restituição da imagem da empresa ou da pessoa lesada pelo ataque digital;

  • Custos com advogados para empresas processadas por usuários em casos de ataques.

A procura por seguros cibernéticos

A AIG trouxe o primeiro seguro cibernético ao Brasil, em 2012. À época, o mundo digital ainda não era tão expansivo quanto é agora; e é importante frisar que a pandemia de COVID-19 impulsionou que as pessoas e as empresas se fizessem presentes na internet.

Pensando nisso, é natural que a demanda por esse tipo de seguro aumente – e, pensando nisso, a Amazon Web Services (AWS), uma das maiores empresas do mundo, decidiu lançar um sistema de contratação de seguros cibernéticos para os seus clientes no mercado internacional e nacional.

De modo geral, o programa AWS Cyber Insurance vai agilizar processos, simplificando a cotação e dando um retorno em até 2 dias, além de fornecer relatórios e ter uma nuvem muito bem estruturada e bem conhecida no mercado: a AWS Cloud, usada por empresas de vários setores, incluindo bancos.

Além disso, os parceiros que se interessarem no projeto não precisarão passar por certificações ou validações mais específicas, apenas oferecer os serviços de proteção, avaliação e aconselhamento; ainda, a Amazon pretende mediar a integração dos parceiros do canal com as seguradoras, para dar mais segurança e incentivar mais oportunidades de vendas.

Essa é uma grande revolução no mercado de seguros como um todo, visto que o programa promete dar mais eficiência, agilidade e uma melhor experiência para os clientes e também para as seguradoras. Além de ser mais acessível para pequenas e médias empresas, que muitas vezes sequer conhecem os processos de contratação de um seguro cibernético.

E, no geral, esse novo lançamento da Amazon oferece uma ampliação da proteção contra-ataques cibernéticos tanto para empresas com conta nacional quanto com contas internacionais.