Rebeca Schvartzburd, Gerente de Operações Clínicas da Sami Saúde, conta que a Atenção Primária e pequenas mudanças, quando bem orientadas, são capazes de evitar tratamentos severos no futuro

Sabemi

O Dia Mundial da Hipertensão Arterial acontece no dia 17 de maio e foi criado para a conscientização da população sobre prevenção e controle. A hipertensão arterial afeta aproximadamente 45% dos brasileiros entre 30 e 79 anos, totalizando mais de 50 milhões de pessoas. Destes, apenas 33% mantêm a pressão sob controle e um terço desconhece sua condição, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a taxa de mortalidade por hipertensão atingiu 18,7 óbitos por 100 mil habitantes em 2021, o maior índice da última década, conforme dados do Ministério da Saúde.

Em uma doença muitas vezes assintomática, que dificulta o diagnóstico precoce, fatores como sedentarismo, dieta rica em sódio, estresse e consumo excessivo de álcool contribuem para o quadro, mas conforme a Rebeca Schvartzburd, Gerente de Operações Clínicas da Sami Saúde, com um acompanhamento próximo e contínuo, é possível monitorar sintomas, orientar mudanças de hábitos e garantir um controle mais efetivo da pressão arterial. 

“A Atenção Primária à Saúde (APS) é fundamental para o tratamento correto e na hora certa de enfermidades como a hipertensão, pois construímos o cuidado preventivo com a coordenação do médico da família, que acompanha tanto o histórico da saúde quanto a rotina do paciente: se ele pratica exercícios regulares, segue uma alimentação saudável, se possui histórico familiar de Hipertensão”, destaca.

“Ao contrário do check-up tradicional, que se limita a exames pontuais, a APS proporciona um acompanhamento contínuo e integral, permitindo a identificação de riscos e a promoção de uma atenção mais personalizada e eficaz”, completa a médica.

Rebeca ainda enfatiza que com pequenas mudanças no estilo de vida, é possível prevenir ou até reverter quadros de hipertensão. Ela lista 7 hábitos simples e eficazes que podem fazer toda a diferença, cuidando continuamente do seu coração: 

  1. Adote uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e grãos integrais.
  2. Reduza o consumo de sal, preferindo temperos naturais.
  3. Pratique atividade física regularmente.
  4. Evite o consumo excessivo de álcool.
  5. Não fume.
  6. Gerencie o estresse por meio de técnicas de relaxamento.
  7. Tenha acompanhamento regular com um médico — o cuidado contínuo é essencial para prevenir, diagnosticar precocemente e tratar a hipertensão e outras doenças.